Realiza-se no fim de semana a V edição do Sky Trail Camp Madeira, um acontecimento que contempla 3 dias de actividades, que levam os atletas a redescobrir o Percurso de Treino de Trail Running do Porto da Cruz.
Segundo a informação divulgada na sexta-feira dia 17, às 20 horas, os atletas saem à descoberta nocturna do percurso de treino de 9km que os leva a percorrer os trilhos mais urbanos da freguesia do Porto da Cruz.
Sábado, dia 18, é o dia com o percurso mais longo, cerca de 30 km, que leva os atletas ao topo da Penha d´Águia, para logo depois dar a conhecer um “novo” trilho, disponibilizado apenas para este evento, que é a subida do Lombo do Pessegueiro, trilho que une a levada do Castelo à levado do Furado.
Trata-se de um percurso muito técnico e que por isso foi antecipadamente preparado pela equipa de resgate em montanha dos Bombeiros Municipais de Machico, nomeadamente na colocação de algumas cordas que ajudarão os atletas a vencerem os principais obstáculos da subida (resta dizer que este trilho será apenas utilizado neste evento, não ficando depois sinalizado).
No final da tarde de sábado terão lugar duas palestras abertas ao publico, a primeira “O desporto da performance emocional e as emoções na performance desportiva”, pelo académico Mário Fortes Santos (professor convidado da Escola Superior de Saúde – Universidade da Madeira, investigador Pós-Doutoramento ARDITI- Málaga, Doutoramento em Estudos da Criança / Inteligência Emocional Universidade do Minho, Mestrado em Gestão do Desporto – Universidade de Extremadura, Mestrado E.Física e Desporto – Universidade Trás os Montes Alto Douro, Pós Graduação Coaching Desportivo – Universidade Camilo José Cela Madrid, Licenciatura Educação Física – ESE Coimbra), e uma segunda palestra, “O que fazemos para mudar o que somo”, por João Mota (Trail Coach, Terapeuta e Mentor de desenvolvimento desportivo) que abordará a evolução da sua carreira profissional e opções pessoais que o levaram a dedicar-se hoje em exclusivo à vertente desportiva, em específico o Trail Running, passando de apaixonado pela modalidade a atleta, a dirigente da ATRP e finalmente a Trail Coach.
No domingo, para finalizar os treinos, haverá um treino com cerca de 20km que incluirá a já famosa subida do Lombinho e o trilho da Boca do Risco – Larano.
Na sexta-Feira e Sábado (a partir das 22h), fomentando o cariz mais de convívio e menos desportivo do evento terá lugar a “Poncha Party” do Dino´s Bar.
Estão inscritos no evento 211 participantes, dos quais 160 são continentais e estrangeiros. O que fez esgotar a capacidade de alojamento da freguesia do Porto da Cruz, e que tem um impacto económico muito significativo nesta localidade, realça-se.