Palestra sobre cosmologia amanhã na Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva

A Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (Levada) recebe amanhã uma palestra subordinada ao tema “Como se pesa o Universo”, protagonizada pelo professor Nelson Nunes.
A responsável pela organização da mesma é a professora Lina Moniz, com a colaboração da professora Carmen Camacho.

pelo Investigador Nelson Nunes ao abrigo do Programa da Ciência Viva, “O espaço vai à escola”, que se realiza a convite da ESERO Portugal (European Space Education Resourse Office).

Nelson Nunes é licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, e doutorado em Física pela Universidade de Sussex no Reino Unido. Foi investigador em Londres, Minnesota, Cambridge e Heidelberg. Em 1998 foi membro de uma das equipas que, nesse ano, descobriu que o Universo se encontra em expansão acelerada e que, em 2011, valeu aos líderes destas equipas, o Prémio Nobel da Física e posteriormente o Prémio Breakthrough para a Física Fundamental, sendo um dos patrocinadores  Mark Zuckerberg, fundador da rede social facebook. Tem trabalhado na construção de modelos teóricos que tentam explicar a natureza dessa aceleração. De momento, é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e lecciona na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É um dos fundadores do Observatório do Lago Alqueva em Monsaraz.

Nesta apresentação, propõe-se demonstrar quais os processos pelos quais os investigadores medem as massas dos corpos celestes, como é possível saber que apenas 5% da matéria do Universo é composta de matéria normal, isto é neutrões e protões, e fazer os alunos compreender que o Universo tem hoje uma expansão cada vez mais rápida.