Hospital com falta do medicamento “Mitomicina-C” utilizado em tratamentos de tumores

O SESARAM, à semelhança dos outros hospitais nacionais, continua com dificuldades na reposição do medicamento mitomicina-C utilizado nos tratamentos na Urologia por rutura de stock nacional, situação que vem sendo verificada desde dezembro último.

A Mitomicina-C Kyowa é um medicamento cuja substância ativa é mitomicina C, que
é utilizada, isolada ou em regime de associação, no tratamento de uma grande
variedade de tumores:- Bexiga- Mama- Útero (corpo e colo)- Pele- Fígado- Aparelho gastrointestinal (particularmente estômago, pâncreas, cólon e reto)- Ouvidos, nariz e garganta- Pulmão

Tem também sido utilizada no tratamento de leucemias agudas e crónicas, doença
de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin.

Este medicamento é produzido na Alemanha e distribuído em Portugal por dois laboratórios, apenas para farmácias hospitalares, sendo que a rutura ocorre no próprio produtor.

“Esta rutura traz constrangimentos para alguns utentes do SESARAM, o que lamentamos, embora tenha havido um esforço para a reorganização dos planos de tratamento a fim de minimizar a escassez do medicamento ao longo do mês de Dezembro”, revela o SEASARAM.

O Serviço de Saúde da RAM tem estado em contacto com o fornecedor que, neste momento, mantém indisponibilidade para o fornecimento total da nota de encomenda.

Trata-se de uma escassez a nível nacional do que se depreende da página do Infarmed onde se constata que este fármaco mantém-se “temporariamente indisponível”:
http://app7.infarmed.pt/infomed/detalhes.php?app=4656a866aeadffd7e49c2ce35af76c1d620471df&med_id=5653

O SESARAM continua a desenvolver esforços para assegurar a regularidade dos tratamentos, aguardando-se que seja reposta a normalidade do fornecimento deste medicamento o mais breve possível.