Judo: Campeonato Nacional de Katas é grande momento da modalidade no próximo sábado

No próximo sábado, dia 11 de Janeiro, entre as 10 e as 14 horas, o Judo madeirense terá um momento especial: o Campeonato Nacional de Katas, organizado pela Federação Portuguesa de Judo, com o apoio da Associação de Judo da RAM.

O referido campeonato realiza-se no Pavilhão Bartolomeu Perestrelo e traz à RAM cerca de 30 pares das Associações Distritais de Coimbra, Santarém, Lisboa, Algarve, Beja e Castelo Branco, que irão disputar as cinco modalidades de katas: Nage no kata – Formas de Projecção, Katame no kata – Formas de Controlo, Kime no kata – formas de decisão (defesa pessoal), Kodokan goshin jutsu – formas de auto defesa, e Ju no kata – Formas de suavidade.

São demonstrações técnicas coreografadas, que têm de ser realizadas com o máximo de precisão.

Da RAM, irão competir 4 pares, sendo 3 do Clube Naval do Funchal, e um par misto do Judo Clube da Madeira e Associação Cultural e Desportiva da Quinta Grande.

Os katas são avaliados pela perfeição técnica, por um júri de Mestres da Comissão Nacional de Graduações, entre os mais graduados a nível nacional.

Da Região, destaca-se César Nicola, que ao longo dos anos tem sido medalhado nos campeonatos nacionais de katas, apresentando-se nas 5 modalidades, e que este ano tentará revalidar os títulos, com o factor casa a pressionar.

A última vez que a Associação de Judo da RAM co-organizou um campeonato Nacional, foi em 1988, aquando do Campeonato Nacional de Absolutos.

Passados quase 30 anos, a Federação Portuguesa de Judo atribuiu à Madeira responsabilidade desta organização, “o que constitui um grande orgulho para a Associação de Judo da RAM, fruto das boas relações institucionais e de confiança entre estes dois organismos”.