Eduardo Jesus elogia doação da biblioteca de Jorge Sumares

O Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) recebeu a biblioteca do coleccionador Jorge Sumares. O auto de doação foi assinado hoje no auditório da instituição, com a presença do secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e da sobrinha do coleccionador, Marcela Costa.

O conjunto bibliográfico inclui grandes áreas do conhecimento, como filosofia, psicologia, artes plásticas, etnologia, antropologia, estudos femininos, entre outras. A par destas, destaca-se a ficção, presente tanto em autores novéis como nos de séculos e movimentos literários anteriores ao século XX, bem como alguns livros de autores estrangeiros, refere uma nota.

O ABM recebeu um total de 92 caixas: 1.293 espécies bibliográficas, correspondentes a 1.154 monografias e 7 publicações periódicas.

Na ocasião, Eduardo Jesus enalteceu a doação e a confiança depositada na instituição. “Este serviço de colocar o conhecimento à disposição dos outros, é de uma nobreza extraordinária”, elogiou. Jorge Sumares, disse, é uma pessoa incontornável na área dos Assuntos Culturais na Região Autónoma da Madeira.