Albuquerque visita cais recuperado da Ponta do Sol e anuncia que o próximo a melhorar será o da Ribeira Brava

O antigo cais da Ponta do Sol está recuperado e alindado. A obra, que representa um investimento de 600 mil euros, foi hoje visitada pelo presidente e pelo vice-presidente do Governo Regional, respectivamente, Miguel Albuquerque e Pedro Calado, e da presidente da Câmara local, Célia Pessegueiro, entre outras entidades.

Na oportunidade, Miguel Albuquerque salientou que foi também necessário proceder à consolidação da escarpa sobranceira ao cais, pois havia queda de pedras. Referiu o reforço e o arranjo de todo o cais, datado do século XIX e que considerou “um património essencial da Região”.

A média de movimento de mercadorias deste cais, no séc. XIX, situava-se em 8 mil toneladas. Em 1947, exemplificou também, este cais movimentou 16 mil passageiros. Era, pois, uma infraestrutura importante e uma “obra magnífica” que “está ligada intrinsecamente à História da Madeira e da Ponta do Sol, pois escasseavam as estradas e as ligações eram essencialmente marítimas.

Considerando a Ponta do Sol uma das zonas mais bonitas da Madeira, Albuquerque considerou que a recuperação do cais vem favorecer aquela que é também uma zona turística com potencial cultural.

O próximo cais a recuperar, anunciou, é o da Ribeira Brava, também importante e que será alvo de recuperação.