A Assembleia Legislativa da Madeira vai acolher a realização de uma conferência, “Alterações climáticas: onde estamos, onde queremos ir e como chegar?”, protagonizada pela cientista Joana Portugal Pereira, no dia 6 de Janeiro, às 18h30. Joana Portugal Pereira é uma cientista do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas trabalhando na mitigação das consequências das mesmas no Centro para a Política Ambiental do Imperial College, em Londres.
As alterações climáticas são um dos principais desafios globais que a humanidade enfrenta na actualidade, refere uma sinopse da conferência dada a conhecer aos media. De acordo com os relatórios especiais do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC na sigla inglesa), a temperatura média global do planeta aumentou aproximadamente 1C, em relação a níveis pré-industriais. As consequências negativas de eventos extremos já afectam 40% da população mundial, sendo que as franjas da população mais desfavorecidas são as mais afectadas.
A Região Autónoma da Madeira, apesar de ter uma contribuição reduzida na emissão de gases de efeito estufa, é uma região particularmente vulnerável e exposta a eventos extremos climáticos e à subida do nível médio do mar. Para garantirmos um desenvolvimento sustentável e sociedades resilientes aos impactos da mudança do clima, é essencial implementar medidas de adaptação e de redução de gases de efeito estufa. Esta palestra irá discorrer sobre a fronteira do conhecimento da ciência do clima, projecções de impactos associados às alterações climáticas e estratégias de redução de emissões de gases de efeito estufa compatíveis com os objectivos definidos no Acordo de Paris e metas nacionais de mitigação.
A conferência contará com a presença do presidente da ALRAM, José Manuel Rodrigues.