Pedro Ramos garante que GR continuará com estratégia de “aposta na Saúde”

O secretário regional de Saúde e Protecção de Civil, Pedro Ramos, anunciou que a partir de 2020 será implementado na RAM o rastreio visual infantil e o aumento do valor do cartão Kit Bebé, medidas com impacto positivo na saúde e bem estar da população infantil e suas famílias. O anúncio foi feito no 2º seminário: Nascer, Crescer …e Ser Feliz, uma iniciativa da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira cujo objectivo é contribuir para o aumento da literacia em saúde junto dos jovens estudantes de enfermagem.

Na sua intervenção o governante destacou o papel dos serviços de saúde nas diferentes fases da vida humana, desde o nascimento até ao envelhecimento, assente na humanização, rigor, qualidade e segurança.

Pedro Ramos recordou algumas das medidas já implementadas pelo Governo Regional, no último mandato, nomeadamente as seguintes Estratégias:

– Estratégia Regional para a Promoção de Saúde Oral;

– Estratégia Regional para as Doenças Respiratórias Crónicas;

– Estratégia Regional para a promoção de Saúde Mental;

– Estratégia Regional para a promoção da Alimentação Saudável e Segura

“Todas estas estratégias regionais estão implementadas, são transversais aos diferentes escalões etários da sociedade e estão a ser monitorizadas”, assegurou.

Já no que concerne à saúde mental,  mais concretamente na área da psiquiatria infantil e juvenil, o Serviço de Saúde da RAM dispõe actualmente de 3 médicas especialistas nesta área e no próximo ano, esta área, será reforçada com o regresso do estrangeiro de uma outra pedopsiquiatra.

Pedro Ramos garantiu que o GR  vai “continuar esta política de investimento na área da Saúde (…)”.