Miguel Gouveia: tudo pronto para a Noite do Mercado, com 96 barracas

O presidente da CMF, Miguel Silva Gouveia, apresentou hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho a edição deste ano da Noite do Mercado, que se realiza no próximo dia 23 de Dezembro. “Temos tudo preparado para manter a tradição, com segurança, na noite mais movimentada da nossa cidade. Teremos as habituais barracas típicas, os cânticos, a música e a animação ao longo das ruas, está tudo alinhado para que seja mais uma excelente Noite do Mercado na cidade do Funchal”, garantiu.

Na área da segurança, estarão envolvidas diversas entidades, com a presença de corporações dos Bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa , num total de 100 operacionais e 17 veículos que ficarão pré-posicionados na cidade, aliados ao patrulhamento desde a Rua Fernão Ornelas até à Placa Central da Avenida Arriaga e Avenida do Mar. Igualmente, existirá, nas instalações da PSP um centro de coordenação e mais de 70 elementos desta força no terreno, bem como a presença de elementos da Protecção Civil e Polícia Marítima.

O edil salientou que “este ano teremos 96 barracas”. “Todos os vendedores que se candidataram tiveram um espaço para poderem vender os seus produtos, sejam comes e bebes, venda de verdura e ramagens ou venda de brinquedos, nas imediações do Mercado dos Lavradores”, assegurou.

Já no que concerne ao trânsito, “teremos a colaboração de 11 parques de estacionamento que estarão disponíveis a noite inteira, com a capacidade de 5100 lugares. 8 destes parques terão tarifas especiais para esta noite. Também a Horários do Funchal terá carreiras a preços especiais para todos aqueles que decidam deixar o carro em casa e vir à festa de transporte público”.

O autarca referiu ainda que “as primeiras ruas a fechar serão já no dia 21 de Dezembro, sábado, às 22h, a Rua Latino Coelho e a Rua da Boa Viagem, sendo que as restantes estradas também irão fechar, para fazer toda a operação logística de montagem de barracas, no dia 23 de Dezembro pelas 17h00”.

A nível ambiental e de sustentabilidade, a exemplo de anos anteriores, manter-se-á a aposta na obrigação da utilização de copos recicláveis, que serão disponibilizados pela Empresa de Cervejas da Madeira.

Os serviços de limpeza da autarquia instalarão aproximadamente 143 contentores para recolha de resíduos, e as equipas entrarão em serviço às 6h00 do dia 24 de Dezembro, com cerca de 126 funcionários do Departamento de Ambiente, apoiados por 22 viaturas, para proceder às operações de limpeza. O objectivo é que ao final da manhã a cidade já esteja limpa para “receber todos funchalenses e quem nos visita com a apresentação que sempre nos habitou”, declarou Miguel Gouveia, concluindo que a CMF espera um recorde de afluência, porque para além da festa ter sido alargada até outras artérias fora das imediações do Mercado, teremos ainda dois navios de cruzeiro que irão trazer  cerca de 6 mil visitantes para esta festa, e vamos trabalhar para que todos possam aproveitar, divertindo-se com responsabilidade, alegria e segurança, em mais uma inesquecível Noite do Mercado do Funchal”.