Câmara de Machico amplia rede de Desfibrilhação Automática Externa

A Câmara Municipal Machico, através do Serviço Municipal de Protecção Civil da localidade, ampliou a rede do programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), desta vez com a implementação do DAE no Campo de Futebol Tristão Vaz Teixeira.

Com a implementação deste equipamento, foi igualmente promovida a formação específica a seis elementos (três da Associação Desportiva de Machico e três funcionários do município) que passam agora a técnicos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), visando a melhoria das condições de segurança dos utilizadores, dos trabalhadores da infraestrutura desportiva, bem como de agentes desportivos e professores que nela operam diariamente, reza um comunicado.

Este programa obedeceu ao plasmado no Decreto Legislativo Regional, n.º 10/2013/M, que estabelece as regras a que se encontram sujeitos a prática de actos de desfibrilhação automática externa por não médicos, bem como a instalação e utilização de DAE e teve como parceiro a Madeira Emergência – Associação para a Prevenção da Emergência Médica.

Em simultâneo promoveu-se igualmente a Implementação das Medidas de Autoprotecção (MAP) da infraestrutura desportiva.

As MAP consistem em procedimentos de organização e gestão da segurança e têm duas finalidades principais: a garantia da manutenção das condições de segurança contra incêndios do espaço e a garantia de uma estrutura mínima de resposta a emergências.

Para tal foi ministrada formação em agentes extintores de fogo e em Suporte Básico de Vida, estando previsto a realização de um simulacro no decorrer do ano de 2010.

Esta acção contou com a presença do presidente da edilidade machiquense, Ricardo Franco, do coordenador municipal da Protecção Civil de Machico, Márcio Gouveia, do presidente da AD Machico, Raul Miranda e do presidente da Associação para a Prevenção da Emergência Médica, Gonçalo Félix.