SRE divulga vencedores do Concurso de Expressão Plástica “Tenho um bicho no meu jardim”

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Educação, promove o Concurso de Expressão Plástica “Tenho um bicho no meu jardim”, destinado aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e crianças do pré-escolar e jardins-de-infância de Portugal Continental e Regiões Autónomas.

Este é um concurso em que, através do desenho e da pintura, se podem explorar técnicas e materiais diversificados. O tema proposto visa o desenvolvimento de diversas competências, não apenas plásticas, mas também comportamentais, de sensibilização e responsabilização pela preservação do meio ambiente, nas crianças. O evento foi concebido no âmbito da celebração do Ano Internacional da Fitossanidade, proclamado pela ONU para 2020, que pretende destacar a importância da saúde vegetal na melhoria da qualidade alimentar e desencadear uma maior colaboração global na protecção do meio ambiente e da biodiversidade.

O tema desta 21.ª edição – “Tenho um bicho no meu jardim” – surgiu com o propósito de explorar o imaginário infantil e promover o desenvolvimento da criatividade. No âmbito das Artes Plásticas, este tema é particularmente relevante na medida em que a natureza já foi fonte de inspiração para muitos artistas, podendo tornar-se uma referência para os alunos, refere uma nota à imprensa. 

 Desde 2015, este concurso é divulgado e aberto a todo o território nacional, o que se traduziu no aumento dos níveis de participação, quer por parte dos alunos da Madeira, quer de outras regiões de Portugal Continental. Exemplo disso são os 2787 trabalhos recebidos no ano transacto, provenientes de 102 escolas, dos quais 779 foram enviados por 32 escolas do Continente e da Região Autónoma dos Açores.

A promoção e valorização das Artes Visuais não se esgota com a realização desta competição, visto que o júri, composto por três elementos com conhecimentos ao nível do ensino das artes, para além de proceder à selecção dos vinte premiados, também selecciona os trabalhos que integrarão uma exposição colectiva, patente na Semana Regional das Artes, que se realiza anualmente durante o mês de Junho, no Funchal.

 

Em 2019, as escolas vencedoras, por categoria, foram:

Cat. A – Atelier de Artes (DSEAM) – Funchal

Cat.1 – EB1/PE/C Engenheiro Luís Santos Costa – Machico

Cat.2 – EB1/PE/C Eleutério de Aguiar – Funchal

Cat.3 – EB1/PE do Covão – Câmara de Lobos

Cat.4 – EB1/PE de São Filipe – Funchal

 

Todas as informações sobre este concurso podem ser consultadas na página da Direcção de Serviços de Educação Artística, em https://bit.ly/2Rdoubm.