Albuquerque visita Sagrada Família e defende que se acabe com a estigmatização da doença mental

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, efectuou hoje uma visita ao Centro Psicopedagógico da Sagrada Família, considerando-a uma instituição muito importante exemplarmente dirigida pelas Irmãs Hospitaleiras há muitos anos, e que “dispõe de um conjunto de especialistas, entre médicos, enfermeiros e assistentes operacionais de alta qualidade”.

Para Albuquerque, a instituição desenvolve “um trabalho de apoio aos jovens e crianças que têm um problema de doença mental” que é fulcral, sendo necessário ainda ultrapassar um estigma existente na sociedade portuguesa contra as pessoas que são portadoras deste tipo de problemas. Há, pois, que tentar integrá-los, reabilitá-los, ajudá-los”, num quadro de humanização.

O chefe do Executivo disse que haverá um esforço para aumentar, para o ano, a verba do apoio dado aos doentes que ali estão internados, em termos de diária, actualmente cifrado em 43 euros. “Vamos tentar chegar aos 46, 47 euros de apoio”. Referindo-se a uma nova obra que será realizada naquelas instalações, declarou que visa dar melhor capacidade de resposta para o tratamento de reabilitação e acompanhamento dos doentes. O contrato-programa que será agora celebrado para esta unidade cifra-se num milhão e 336 mil euros. “Tudo faremos para continuar aqui na Madeira na vanguarda da prevenção, tratamento e reabilitação da doença mental”. Insistiu no afastamento dos estigmas por causa da doença mental e falou de princípios de coesão social.

“Essa ideia de que o doente deve estar estigmatizado, deve estar fechado, encerrado, está completamente ultrapassada e é preconceituosa. Não deve ser aceite nos padrões de vivência da nossa sociedade”, defendeu.

Na última legislatura, disse, o Governo Regional investiu 50 milhões no tratamento da doença mental, no apoio a três instituições, o Centro da Sagrada Família, a Casa de Saúde São João de Deus e a Casa de Saúde Câmara Pestana.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.