Miguel Gouveia apresenta actividades para assinalar Dia Internacional das Cidades Educadoras

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, apresentou, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma série de actividades organizadas pela edilidade para assinalar o Dia Internacional da Cidades Educadoras e o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres .

Miguel Silva Gouveia referiu, na ocasião, que esta “será uma semana em que vamos trabalhar em torno do Funchal como Cidade Educadora. Nesse sentido, teremos todos os dias, na Praça do Município, eventos que procurarão olhar a cidade como um instrumento de educação e pedagogia, seja ela multigeracional ou multidisciplinar”.

Esta autarca recordou, a propósito, que o Funchal faz parte, desde 2014, da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, e que “cada vez mais é preciso olhar para as cidades com menos tecnologia e mais envolvimento dos cidadãos. Assim conseguimos formar comunidades inteligentes, e isto só se alcança pela via educativa”.

Em consonância com as celebrações da Cidade Educadora, será também assinalado, no dia 25 de Novembro, com uma marcha entre a praça do Município e o Teatro Municipal Baltazar Dias, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

“Este ano, lamentavelmente, trinta mulheres já perderam a vida em contexto de violência doméstica, e o lema desta marcha é quebrar o silêncio e alertar para a importância de tornar pública, toda e qualquer forma de violência, não queremos e não podemos deixar cair no esquecimento”

As conversas temáticas têm inicio no dia 25 de Novembro sob o tema “Igualdade e Preconceitos”, que irá juntar a vereadora Madalena Nunes e a Conselheira Municipal para a igualdade, Guida Vieira. No dia seguinte, o presidente da CMF estará à conversa com Paulo Pereira, debruçando-se sobre o lema “Funchal, Cidade Educadora”. Seguem-se, no dia 27 de Novembro, a vereadora Madalena Nunes e o vereador João Vieira, debatendo a “Cidadania e Participação” e a vereadora Idalina Perestrelo e Mafalda Freitas, conversando sobre o “Mar de Vida e Mar de Plástico”.

A 28 de Novembro a conversa será dedicada à mobilidade com o vereador Bruno Martins, onde também serão entregues as bandeiras do Eco Escolas, e por fim, dia 29 de Novembro, a conversa recaí sobre o tema “Do vale à Montanha: a distribuição de água no Funchal”, pelo vereador Rúben Abreu e o director do Departamento das Águas do Funchal, César Fernandes.

Para terminar a semana e as celebrações, será realizada, na Sala da Assembleia Municipal, pelas 15h00, a conferência “A cidade como um território de aprendizagem”, ministrada por Lucília Salgado, da Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP).