Calado contra contratos programa diz que “os municípios não vão cumprimentar com o chapéu alheio”

O deputado socialista Rui Caetano questionou hoje o vice presidente do Governo Regional, no âmbito do debate do Programa de Governo, sobre o comportamento que o atual Executivo irá ter relativamente às autarquias que não são da mesma cor política.

O parlamentar do PS-M lembra que não há um único contrato programa assinado com as Câmaras que não são geridas pelo PSD, entrando em patamares comparativos com o que afirma o Governo Regional em relação a Lisboa sobre a existência de uma eventual discriminação da República.

Pedro Calado respondeu dizendo que o relacionamento financeiro entre o Governo Regional e as Autarquias não se faz apenas através de contratos programas, fazemos investimento direto. Contrariamente ao que o Estado Português tem feito nos Açores e a Madeira. Quando olhamos para os concelhos não olhamos pela cor partidária, no PIDDAR temos investimentos em toda a ilha e basta visitar os onze concelhos. Não sou apologista de defender contratos programa, o que é das Autarquias é das Autarquias, o que é do Governo é do Governo. Os municípios não vão cumprimentar com o chapéu alheio”.