Fados de Coimbra: serenata ao luar no sábado

No próximo dia 9 do corrente mês de Novembro, às 21 horas, a Câmara Municipal do Funchal, em colaboração com a Associação de Antigos Alunos de Coimbra, realiza uma Serenata ao Luar, no Miradouro do Parque de Santa Catarina, junto à Capela.

Este evento pretende celebrar os 50 anos da chegada do homem à Lua e os 30 anos da criação da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra da Madeira, que têm dinamizado vários eventos, ao ar livre. Do alinhamento do espectáculo fazem parte músicas como “Sonhar contigo oh Coimbra” de Carlos Figueiredo, “Estrelinha do Norte” de João Gonçalves Jardim, “Lá Longe” de Florêncio de Carvalho, “Contos velhinhos” de Ângelo Vieira e Augusto Vieira, entre outros.

O evento de entrada livre irá permitir recordar e ouvir as vozes dos antigos estudantes que acompanham os trinares das guitarras de Coimbra, refere um comunicado. O Fado de Coimbra ou Canção de Coimbra é um género musical urbano com origem na cidade desse nome, fortemente associado à Universidade. Integrada no todo do centro histórico de Coimbra, da Universidade e da cultura associada a esses cenários centenários, o Fado de Coimbra é ele próprio uma manifestação de cultura portuguesa reconhecida como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.