Universidades vão à Jaime Moniz explicar acesso ao ensino superior através do projeto “Inspiring Future”

 

Que curso superior devo escolher? Qual a universidade? Em que país? Para responder a estas e outras dúvidas que são muito frequentes nos estudantes do 12.º ano de escolaridade, a Escola Secundária Jaime Moniz promove, ao longo do dia de hoje, sessões de esclarecimento aos estudantes através da “Yorn Inspiring Future”. Uma manhã de aulas diferente, com palestras, exposições, workshops para um melhor conhecimento sobre as opções de curso a seguir e as respetivas universidades.

Palestras, expositores com a oferta formativa em cerca de três dezenas de instituições do  ensino superior, em Portugal e no estrangeiro, workshops, tudo é dinamizado pela “Yorn Inspiring Future” a todas as turmas do 12.º ano do “Liceu” , bem como aos alunos que frequentam os Cursos Profissionais e Cursos de Educação e Formação. Uma iniciativa muito útil para a comunidade escolar, quer a nível da informação quer ao nível do estabelecimentos de contactos que poderão ser importantes no futuro dos jovens.

A “Yorn Inspiring Future” é uma Associação juvenil sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver iniciativas na área da educação, trabalhando primordialmente com escolas secundárias e ensino superior, tendo projetos específicos para cada um destes públicos-alvo. Esta Associação pretende proporcionar suporte ao sistema educativo nacional através de projetos inovadores que chegam diretamente aos alunos, falando a sua linguagem e ajudando-os na construção do seu projeto de vida e de carreira com consciência das suas capacidades e da realidade à sua volta.

O “Inspiring Future”, já na sua sétima edição, é o primeiro projeto e já está estabelecido desde o ano letivo 2013/2014, atuando a nível nacional em todos os distritos de Portugal Continental em mais de 200 escolas secundárias.

Num formato de roadshow, as feiras realizam-se no próprio espaço da escola, e numa manhã podem acontecer várias atividades paralelas onde os alunos se podem inscrever consoante os seus interesses.

Os programas são construídos juntamente com a escola, por forma a mobilizar toda a comunidade escolar nesta iniciativa.

Uma das dimensões é o espaço reservado aos expositores, com pequenos stands dos parceiros de ensino superior português e estrangeiro. O esclarecimento de dúvidas sobre a dinâmica formativa, custos, residências universitárias e outros aspetos são explicados aos estudantes, por forma a terem um conhecimento mais profundo das instituições.

Também a Universidade da Madeira participa neste evento com a divulgação da sua oferta formativa e com material de apoio.