Madeira reforça promoção do vinho no mercado líder do Japão

Vinho Madeira Japão.jpgO Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM), em parceria com cinco empresas do setor do Vinho Madeira, reforça ações promocionais no mercado Japonês, mercado estratégico para exportação do Vinho Madeira. As ações, dirigidas exclusivamente a profissionais do setor vínico Japonês terão lugar entre os dias 29 e 31 de outubro, nas cidades de Tóquio e Osaka.

Fora da União Europeia, o Japão ocupa o primeiro lugar na tabela das exportações, em termos de quantidade, representando um volume de 266.695,50 litros.

Segundo revela uma nota sobre a iniciativa “estas ações promocionais do Vinho Madeira iniciar-se-ão amanhã, em Tóquio, desenvolvendo-se num masterclass e numa prova aberta, ambos no Arkhills Club, bem como, num Workshop no Riedel Aoyama Store. O programa terá início às 12h00, sendo dirigido exclusivamente a profissionais do setor vínico Japonês onde serão abordados vários temas, desde as especificidades da Região Vitícola da Madeira, onde se inclui o clima, o solo, o relevo e naturalmente a apresentação das castas que lhe dão origem, finalizando-se com uma prova comentada de vários tipos e categorias de Vinho Madeira”.

Após o masterclasse terá lugar a prova aberta, entre as 13h00 e as 17h00, onde os convidados poderão degustar uma grande variedade de Vinhos Madeira das cinco empresas presentes no evento. Para complementar a presença do Vinho Madeira em Tóquio serão ainda realizados com a colaboração da HBA (Hotel Bar Association) dois workshops, um ainda no dia 29 e outro no dia 30 no Riedel Aoyama Store.

No dia 31 o IVBAM dará continuidade a estas ações na cidade de Osaka, em moldes semelhantes às realizadas em Toquio, consolidando-se com um masterclasse e prova aberta, a ter lugar no Righa Royal Hotel Osaka.

A participação nestas ações é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.