Augusta Aguiar reafirma o reforço do Governo na intervenção social

Augusta Aguiar envelhecimento“O envelhecimento é uma grande conquista civilizacional”. Foi esta frase que definiu a intervenção da nova secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, hoje, durante o III Encontro de Fisioterapeutas da Madeira, a decorrer no auditório do Centro das Artes Casa das Mudas.

Augusta Aguiar destacou a “grande aposta” que tem sido feita pelo executivo madeirense na promoção de políticas de envelhecimento ativo, nomeadamente, na capacitação do indivíduo e promoção da sua independência para que possa ter “um envelhecimento mais saudável e com melhor qualidade de vida”.

Entre as várias medidas relevadas pela Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, destaca-se o Plano Regional de Envelhecimento Ativo 2016-2019, cuja missão é a de “promover uma dinâmica de envolvimento e participação transgeracional na construção do processo de envelhecimento ativo”, bem como a requalificação e inovação de serviços existentes no terreno (Serviço de Ajuda Domiciliária) e qualificação dos profissionais intervenientes nesta área.

A finalizar, a governante reiterou o forte compromisso do Governo Regional em reforçar a intervenção social pois “só faz sentido quando trabalhamos a favor de mais e melhor desenvolvimento social para todos, especialmente as pessoas mais vulneráveis”.