Competições de Aquatlo e Triatlo movimentaram o Funchal

No passado dia 19 de Outubro, integrado nos grandes eventos da Taça da Europa de Triatlo e Taça do Mundo de Paratriatlo, a cidade do Funchal recebeu o Campeonato Nacional de Aquatlo, onde estiveram presentes cerca de 80 atletas nacionais, refere um comunicado de imprensa.

Os atletas teriam que completar um segmento de natação com 750m e terminavam a prova com o atletismo, com uma distância de 2km.

Nesta que foi a última prova do Calendário Regional de Triatlo, sangraram-se os Campeões Nacionais de Aquatlo, destacando Francisco Luís (CNF) e Joana Sousa (ACD Jardim da Serra). Em segundo lugar da geral ficaram os atletas Pedro Prioste (Ludens de Machico) e Maria Medeiro (Outsystems Olímpico de Oeiras). Em terceiro lugar ficaram Bruno Freitas (CNF) e Lauren Strange (individual).

 

Por escalões, nos cadetes, os títulos de campeões nacionais foram para Nino Pereira (AD Galomar) e Tânia Alves (ACD Jardim da Serra). Em segundo lugar ficaram os atletas Rodrigo Vieira (Ludens de Machico) e Beatriz Nunes Santos (Outsystems Olímpico de Oeiras). Já em terceiro lugar ficaram Luís Gonçalves (CNF) e Margarida Roque (CF Andorinha).

Nos juniores, em primeiro lugar ficaram Pedro Prioste (Ludens de Machico) e Joana Sousa (ACD Jardim da Serra), seguindo-se de Diego Andres Cisneros (CF Andorinha) e Carolina Boulhosa (GD Corticeiras). Em terceiro lugar ficou Samuel Vieira (ACD Jardim da Serra).

No grupo de idade 20-24 ficou em primeiro lugar Francisco Luís (CNF) e Maria Medeiro (Outsystems Olímpico de Oeiras). Os atletas individuais Tom Dickinson e Lauren Strange ficaram em segundo lugar.

Seguindo para o grupo de idade 25-29, com participação de apenas atletas masculinos, em primeiro lugar Bruno Freitas (CNF), João Rodrigues (AR Casaense) ficou em segundo lugar e Bruno Lopes (individual) ficou em terceiro lugar.

No grupo de idade 30-34, obteve o primeiro lugar a atleta individual feminina Anna Solovyeva e Pedro Ideia (CNF). Em segundo lugar ficou o atleta Pedro Martins (CNF) e em terceiro lugar subiu ao pódio o atleta individual João Filipe Baptista.

No grupo de idade seguinte, 35-39, terminaram em primeiro lugar os atletas Duarte Martins (CNF) e Ana Martinho (Alhandra Sporting Club). Em segundo lugar ficaram César Andrade (Alhandra Sporting Club) e Joana Alves (GD Corticeiras). Em terceiro lugar ocupou o pódio o atleta individual masculino Frederico Maia.

No grupo de idade 40-44, em primeiro lugar ficaram Aurélio Davide (GD Corticeiras) e Filipa Aguilar Freitas (CF Andorinha). Em segundo lugar ficaram Duarte Câmara (CAFH) e Catarina Grace Luís Silva (individual). No último lugar do pódio ficaram Alcidio Ferro (ACD Jardim da Serra) e Josefina Caires (GD Corticeiras).

No grupo de idade seguinte, 45-49, Gonçalo Neves e Catarina Neves, ambos do Clube de Natação de Torres Novas, alcançaram o primeiro lugar do pódio. Seguindo dos atletas do CNF, Duarte Andrade e Rubina Lara, em segundo lugar. Fernando Faria (ACD Jardim da Serra) e Marla Vieira (GD Corticeiras) alcançaram o terceiro lugar do pódio).

Paulo Margarido (GD Corticeiras) e Iolanda Henriques (CF Andorinha) alcançaram o primeiro lugar no pódio do grupo de idade 50-54. Em segundo lugar ficaram Luís Filipe Lopes (Sporting Clube de Portugal) e Helena Medeiro (Outsystems Olímpico de Oeiras). Em terceiro lugar ficou o atleta Ricardo Melim (CNF).

No grupo de idade 55-59, Joaquim Fernandes (GD Corticeiras) e Madalena Caninas (Clube Oriental de Lisboa) atravessaram a meta em primeiro lugar. Em segundo lugar subiu ao pódio o António Oliveira (GD Corticeiras) e em terceiro lugar o atleta individual Nicholas Green.

No último grupo de idade em prova, 65-69, com a participação de apenas atletas masculinos, Joaquim Silva (Vitória de Janes) ficou em primeiro lugar e Carlos Barata Correia (Clube Oriental de Lisboa).

A ARTM como entidade organizadora, agradece o apoio das várias entidades públicas e privadas que contribuíram activamente para a realização desta prova nacional realizada na cidade do Funchal.

Entretanto, também a 19 de Outubro, realizou-se, pela terceira vez consecutiva na cidade do Funchal, a Taça da Europa de Triatlo, onde estiveram presentes mais de uma centena de atletas, de 24 nacionalidades diferentes.

Os atletas teriam que completar uma prova de Triatlo, na distância Sprint, num segmento de natação com 750m, seguindo um segmento de ciclismo com 20km e terminando a prova com um segmento de corrida de 5km.

A grande vencedora da Taça da Europa na Elite Feminina, de 28 atletas, foi a atleta alemã, Lisa Tertsch, terminando a prova em 01:00:22. Em segundo lugar ficou a italiana Luisa Iogna-Prat e em terceiro lugar a atleta espanhola Xisca Tous.

Houve ainda uma atleta madeirense em prova, em representação da Selecção Nacional de Triatlo, a Mariana Vargem, que completou a prova em 01:07:50, terminando no 25º lugar.

Já na Elite Masculina, tivemos a participação de 53 atletas, em que tal como o ano passado, o primeiro lugar tratou-se de um sprint incrível na linha da meta, sendo necessário recorrer ao sistema photo-finisher. Assim, o grande vencedor da prova Elite Masculina foi Rostislav Pevtsov, do Azerbaijão, seguindo-se Samuel Dickinson, da Grã-Bretanha, ambos com um tempo total de 00:52:00. Em terceiro lugar ficou o atleta alemão Tim Hellwig.

Finalmente, no domingo, dia 20 de Outubro, estiveram em competição cerca de 66 atletas, de 25 nacionalidades diferentes, com limitações físicas e visuais, a competir para o último apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A prova da Taça do Mundo de Paratriatlo foi disputada na distância triatlo sprint, com 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Esta prova é realizada em várias categorias, agrupando os atletas em seis diferentes categorias: PTWC, PTS2, PTS3, PTS4, PTS5 e PTVI.

Na categoria PTS2, atletas com um grau severo de limitação de actividade física, em primeiro lugar feminino ficou a atleta americana Melissa Stockwell com um tempo total 1:25:43, em primeiro lugar masculino ficou o atleta da Grã-Bretanha, Andrew Lewis, com um tempo total de 1:13:55. Em segundo lugar ficaram Veronica Yoko Plebani (Itália) e Stuart Meikle (Grã-Bretanha). Em terceiro lugar na categoria PTS2 femininos ficou a atleta francesa Cécile Saboureau e o atleta masculino italiano Gianluca Valori.

Na categoria PTS3, atletas com um grau significativo de limitação de actividade física, alcançou a meta em primeiro lugar o atleta masculino da Espanha, Daniel Molina, com um tempo total de 1:10:04. Em segundo lugar ficou o holandês Nico Van Der Burgt e em terceiro lugar ficou Michael Herter, da França. Nesta categoria nenhuma atleta feminina entrou em prova.

Nesta categoria contamos com a presença de um atleta madeirense, em representação da Selecção Nacional, José Mendonça, que terminou aprova em 5º lugar, com um tempo total de 1:44:39.

Na categoria PTS4, atletas com um grau moderado de limitação de actividade física, ficando em primeiro lugar a atleta americana Kelly Elmlinger, com 01:17:16 e o atleta da Rússia Mikhail Kolmakov, com 01:05:12. Em segundo lugar ficaram Svetlana Karama (Rússia) e Jorge Luis Fonseca (Brasil). Em terceiro lugar ficou Sebastian Engwald Jensen, da Dinamarca.

Na categoria PTS5, atletas com um leve grau de limitação de actividade física, completando a prova em primeiro lugar a atleta francesa feminina Gwladys Lemoussu, com um tempo total de 1:14:43 e o atleta brasileiro masculino Carlos Rafael Viana, com um tempo total de 1:00:25. Em segundo lugar subiu ao pódio Anna Bychkova (Rússia) e Guenther Matzinger (Austria). Em terceiro lugar ficou Petra Lévay, da Hungria e Ronan Cordeiro, do Brasil.

Na categoria PTVI, atletas com limitações visuais, total ou parcial, que completam os percursos com um guia, até atravessar a meta. Em primeiro lugar ficaram Annouck Curzillat, da França, com um tempo total de 01:14:04 e Dave Ellis, da Grã-Bretanha, com um tempo total de 01:04:28. Já em segundo lugar ficou Ksenia Vibornykh, da Rússia e Antoine Perel, da França. Em terceiro lugar subiram ao pódio Lena Dieter, da Alemanha e Lazar Filipovic, da Sérvia.

Nesta categoria tivemos a presença do Rodolfo Alves, atleta madeirense em representação da Selecção Nacional, com o seu guia Bruno Freitas. Atravessou a meta com um tempo total de 01:22:04, terminando em 8º lugar.

Na última categoria a partir para a água, os PTWC, atletas com cadeira de rodas, que completam o percurso de ciclismo e corrida com cadeira de rodas. A atleta espanhola Eva María Moral Pedrero completou a prova em primeiro lugar, com um tempo total de 1:18:09 e o atleta masculino da Áustria, Florian Brungraber, completou a prova em 1:05:38. Em segundo lugara ficaram Jessica Ferreira, do Brasil e Benjamin Lenatz, da Alemanha. Em terceiro lugar ficaram Christiane Reppe, da Alemanha e Pier Alberto Buccoliero, da Itália.