“O Triunfo dos Porcos” de George Orwell estreia dia 27 no Teatro Municipal

A companhia “Gato” leva à cena, no Teatro Municipal Baltazar Dias, a partir de 27 de Novembro, a peça “O Triunfo dos Porcos”, um espectáculo baseado na obra homónima de George Orwell. Estão previstos espectáculos também a 28 de Novembro, às 10 e 15 horas, a 29, às 10 e 21 horas, a 30 de Novembro, às 21 horas, e a 1 de Dezembro, às 18 horas.

Segundo a sinopse de Domingos Freire de Andrade, “O Triunfo dos Porcos, de George Orwell, é uma alegoria – à revolução russa de 1917 – na qual os animais de uma quinta conduzem uma revolução motivada pelas más condições de vida que lhes eram proporcionadas pelo proprietário da quinta. Ao assumirem o controlo da quinta, os animais estabelecem e afixam publicamente as regras do novo regime que designam de Animalismo. Os sete mandamentos do Animalismo estabelecem que aquele que andasse em duas pernas era inimigo, o que andasse em quatro patas ou asas era amigo, nenhum animal deveria vestir roupas, dormir numa cama, beber álcool, matar outro animal e, por fim, que todos os animais eram iguais.

Com o passar do tempo, e ao invés das aspirações que haviam fundado, todos os animais trabalhavam mais e comiam menos comparativamente com o período anterior à revolução. Todos à excepção dos porcos, que haviam assumido o controlo da quinta – passando a andar em duas patas, vestir roupas, dormir em camas, beber whisky e matar os animais que contestassem a sua liderança –, justificando as suas condutas alterando os mandamentos sempre que eram confrontados com o facto de estarem a incumprir os mesmos. No final da alegoria, os sete princípios do Animalismo são substituídos por um único mandamento: “todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que outros”.

Esta peça, recomendada para maiores de 10 anos, dura aproximadamente 90 minutos. O bilhete custa dez euros para o público em geral, e três euros para o público escolar. Este valor é válido também para os professores acompanhantes; no caso de o docente trazer um segundo grupo para assistir a uma outra sessão, a Companhia GATO oferece-lhe o bilhete. Grupos com mais de 7 elementos, maiores de 65 anos, membros de companhias de teatro pagam 5 euros. Reservas podem ser feitas pelo endereço electrónico: otriunfodosporcos.gato@gmail.com

Ou então pelo contacto telefónico 969613459 / 969208954