Escola da Lombada volta a receber docentes no âmbito do Programa Erasmus

Três docentes, Dovilė Kazakauskienė, Diretora Adjunta de Educação,  Lina Viliūšienė, Diretora da escola e ainda Vaineta Čėplienė, educadora,  oriundas da Lituânia, da escola Šakių lopšelis-darželis ,,Berželis”  visitam durante a semana de 15 a 21 de outubro a EB1/PE da Lombada Ponta do Sol no âmbito de um projeto Erasmus Ação Chave 1 – Job Shadowing intitulado “Estratégias educacionais na educação STEAM como uma prioridade.”

Geograficamente falando, município do distrito de Šakiai, que é  o maior município do condado de Marijampolė, localizado no sudoeste da Lituânia, na fronteira com a região de Kaliningrado.

O objetivo do programa é a aprendizagem STEM, STEAM, STREAM em contexto de sala de aula na idade pré-escolar e ensino básico.

A visita de mobilidade do jobshadowing é realizada em inglês, pelo que os participantes têm a oportunidade de ouvir, falar e compreender em inglês.

O trabalho em equipa e técnicas colaborativas permitem  desenvolver a cooperação com os contatos ligados pelos professores, diretores e consultores e participar em mais projetos transnacionais incluindo também os alunos como participantes ativos. Projetos transnacionais com foco na qualidade de oportunidades para todos e uma maior consciência da cidadania europeia.

Ao longo desta semana, os docentes reuniram-se com a docente Rosa Luísa Gaspar, substituta legal do diretor do estabelecimento de ensino e também responsável “mentora” pelas atividades desenvolvidas como os parceiros em questão.

Tiveram a  oportunidade de fazer visita à escola e integrar-se da sua dinâmica assistindo pontualmente a algumas atividades diferenciadas sendo que a Arte e as abordagens STEAM em contexto sala de aula na turma do primeiro ano foram as que mereceram maior enfoque pela sua diversidade nas áreas pretendidas pelo programa.

Houve ainda lugar para a planificação conjunta, partilha de materiais, troca de ideias sobre metodologias inovadoras, utilização das TIC e tecnologias móveis, nomeadamente a realidade aumentada, virtual e robótica em contexto de sala de aula. Para tal a sala de ambiente inovador da escola, Lombada Innov@tive Lab, serviu em pleno na abordagem de novos conceitos e experiências onde se tentou criar  percursos educativos em função dos diferentes estilos de aprendizagem.

Pretendeu-se dar enfoque ao programa educativo português atentando na nova proposta da flexibilidade curricular que está a ser implementado na escola, não descurando o papel das comunidades de aprendizagem profissional – como garante da qualidade das oportunidades no fornecimento às escolas as competências reforçadas que, num contexto internacional, podem apoiar e garantir a qualidade de oportunidades para todas as crianças e jovens que no futuro se tornarão cidadãos ativos em um mercado globalizado apostando na qualidade de oportunidades para todos e uma maior consciência da cidadania europeia.

Não menos importante, o encontro ajudará certamente a promover a ilha como destino turístico, através de visitas guiadas, para que se possa dar a conhecer a cultura.

Na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, o grupo de professores será recebido, pelas 16h30, pelo secretário regional de educação, Jorge Carvalho.