O dia “D” para a nova Mesa da Assembleia Regional com José Manuel Rodrigues no centro das atenções

José Manuel Rodrigues
José Manuel Rodrigues candidato a presidente da Assembleia Regional.
José Prada
José Prada candidato a vice presidente.
rubina leal
Rubina Leal candidata a vice presidente da ALM.
Victor Freitas3
Victor Freitas é a candidatura socialista à vice presidência da Assembleia.

Hoje, terça-feira, 15 de outubro, é dia “D” para a eleição da Mesa da Assembleia Legislativa Regional, um dos momentos mais aguardados do pós eleições regionais de 22 de setembro, em função de todo o enquadramento que resultou da consulta popular que não deu maioria absoluta ao PSD e que o obrigou a negociar com o CDS. Começa às 10 horas. Pelo meio, peripécias à volta do entendimento das cúpulas relativamente à escolha de José Manuel Rodrigues para candidato a presidente do Parlamento, deixando as bases de “cabelos em pé”.

José Manuel de Sousa Rodrigues, jornalista de profissão, com 59 anos de idade, foi líder do CDS, deputado à Assembleia da República. Saíu do último congresso centrista como presidente do partido e foi responsável pela elaboração do programa de governo. Apresenta-se a este ato eleitoral com a garantia, se é que alguém pode dar em matéria de voto secreto, que terá o número votos suficientes para uma eleição à primeira.

Para a vice presidência, por proposta da coligação, avançam os nomes de José Prada e de Rubina Leal, o primeiro secretário-geral do PSD Madeira e deputado, a segunda com um vasto currículo que inclui a governação da secretaria da Inclusão e Assuntos Sociais, além de ter feito parte da equipa que geriu a Câmara do Funchal sob a liderança de Miguel Albuquerque. José Jardim Mendonça Prada tem 50 anos de idade, é advogado de profissão.

Rubina Maria Branco Leal tem 53 anos, é licenciada em Sociologia, pós-graduada em Proteção de Menores.  Tem o curso intensivo de Segurança e Defesa,  curso de Mediadora de Conflitos no âmbito da Mediação Laboral.

Foi coordenadora da Reinsercao Social na Madeira, chefe de gabinete do Ministro da República , vereadora da Câmara Municipal do Funchal durante dois mandatos, foi adjunta para a área de Tratamento Prisional e de Prestação de cuidados de Saúde de no Estabelecimento Prisional do Funchal , Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais e agora Deputada Regional .  Recebeu louvores do Conselheiro Monteiro Diniz e da Liga dos Bombeiros Portugueses

Por parte do Partido Socialista, a candidatura a uma vice presidência recai sobre Victor Freitas, que foi líder parlamentar no mandato que agora termina e já foi líder do PS-Madeira. Tem 48 anos de idade.

Foi Victor Freitas quem disse, recentemente, que esta era uma coligação triciclo, numa alusão ao CDS e PSD de um lado e uma “terceira roda” referindo-se a José Manuel Rodrigues. “Vamos ver se a criançada não dá cabo do triciclo nos próximos tempos”, disse na sua página pessoal do Facebook.

Para o secretariado, em cima da mesa estarão os nomes de Clara Tiago, Cláudia Gomes, Sofia Canha e Olga Fernandes.