Fernando Nobre da AMI em Câmara de Lobos a 17 de outubro

Com o intuito de aprofundar a reflexão em torno do fenómeno da pobreza e exclusão social, a Câmara Municipal dinamiza, na próxima quinta-feira, dia 17 de outubro, no Museu de Imprensa-Madeira (MIM), o I Fórum de Intervenção Social de Câmara de Lobos, tendo como principal orador o presidente da AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional, Fernando Nobre, entre outros oradores.

Subordinado ao tema “Modelos e Práticas Inclusivas”, o fórum visa assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e enquadra-se no Plano Regional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, 2018-2022, que envolve várias entidades regionais.

Com este encontro, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos pretende refletir sobre o fenómeno e partilhar práticas inclusivas de intervenção social em curso na Madeira, em Portugal Continental e outros contextos, de modo a recriar estratégias para abordar os problemas estruturais através de medidas de carácter preventivo que evitem a persistência da pobreza e da exclusão social.

O programa conta com especialistas nacionais e regionais potenciando excelentes condições para a partilha e aprofundamento de conhecimentos, destacando-se, de entre os diversos oradores, a preleção, pelas 10:00, do presidente da AMI, Fernando Nobre, que irá abordar o tema da “Pobreza e Exclusão Social em Portugal e no Mundo”.

Segundo o Presidente da AMI, a problemática da pobreza é uma questão central das sociedades atuais, tanto no contexto nacional como mundial, derivado, em sua opinião a três fatores: as alterações climáticas, a pressão demográfica e a robotização versus inteligência artificial.

Pelas 11:00 terá lugar a apresentação do livro “A Vivência da Pobreza no Universo dos Centros Sociais da AMI”, da autoria Ana Ferreira Martins, Diretora Nacional de Ação Social da AMI. Na apresentação da obra, a autora irá explanar a metodologia e objetivos do estudo agora publicado sob a forma de livro, onde reflete sobre a perceção vivenciada da pobreza do universo de pessoas e famílias apoiadas pela AMI.

No período da tarde, pelas 14:30 terá lugar a mesa redonda, subordinada ao tema “Práticas Inclusivas de Intervenção Social no domínio da Pobreza e Exclusão Social” contará com a presença de oradores das seguintes entidades: João Doce, Administração Regional do Norte/ Divisão Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências/ Centro de Respostas Integradas Porto; António Almada Cardoso, Associação Protetora dos Pobres; Dra. Filipa Cardoso, Casa de Saúde S. João de Deus; Idalina Brito, Centro Social e Paroquial de Santa Cecília e Fernanda Gomes, Instituto de Segurança Social da Madeira, IP- RAM.

O painel será moderado pelo coordenador do CLA-Madeira da Universidade Aberta, Carlos Barradas.

A finalizar o encontro, pelas 16:30, terá lugar a conferência de encerramento, com a intervenção de Ricardo Fabrício, professor da Universidade da Madeira, que abordará o tema ”A Inovação Social no Combate à Pobreza e à Exclusão Social: A Introdução de Moedas Locais ou Complementares”.

A iniciativa decorrerá entre as 9h30 e as 17h15, no Museu de Imprensa da Madeira –Câmara de Lobos.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição através do e-mail: is@cm-camaradelobos.pt e/ou através do nº 291911080.