16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação

Todos os anos, desde 1945, que a 16 de outubro se comemora o Dia Mundial da Alimentação. Esta celebração foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Este ano com o tema “Healthy Diets for a #zerohunger world”, procura-se promover uma alimentação saudável e sustentável disponível e acessível para todos.

Nas últimas décadas o estilo de alimentação mudou imenso como resultado da globalização e da urbanização. Há menos tempo para preparar refeições em casa e dependemos cada vez mais dos supermercados e dos estabelecimentos que vendem comida já preparada. A alimentação pouco saudável e o estilo de vida sedentário fez disparar as taxas de obesidade, quer nos países desenvolvidos quer também nos países de menores rendimentos. Mais de 672 milhões de adultos e 124 milhões de crianças e jovens (entre os 5 e os 19 anos) são obesos, e mais de 40 milhões de crianças menores de 5 anos têm excesso de peso, ao mesmo tempo de 820 milhões de pessoas passam fome.

Os erros alimentares são o principal fator de risco de doenças não transmissíveis, tais como doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de cancro.

Nesta data deixo uma receita de muffins de quinoa, ovo e leguminosas que podem levar para a escola ou para o trabalho:

Necessita de:

  • 3 Ovos
  • 1 Chávena de quinoa cozida
  • 1 Chávena de leguminosas cozidas (milho doce, feijão encarnado, ervilhas…)

Como fazer:

Bater os ovos, juntar a quinoa cozida e as leguminosas cozidas. Distribuir em forminhas e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos.

A FAO encontra-se, também, a promover um concurso para as crianças e adolescentes do mundo inteiro, com idades entre os 5 e os 19 anos, queiram usar a sua imaginação e criar um póster que ilustre como podemos promover uma alimentação saudável e sustentável para todos e como cada uma de nos pode melhorar a sua alimentação. As candidaturas podem ser feitas até ao dia 8 de novembro de 2019. (informações em http://www.fao.org/world-food-day/contest/en/).