Câmara de Lobos promove um fórum sobre a questão da pobreza e da exclusão social

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos vai dinamizar o I Fórum de Intervenção Social na localidade, subordinado ao tema “Modelos e Práticas Inclusivas”, no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a ter lugar a 17 de Outubro de 2019 no Museu de Imprensa-Madeira.

Esta iniciativa enquadra-se no Plano Regional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, 2018-2022, que envolve várias entidades regionais, esclarece-se.

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos pretende reflectir sobre o fenómeno e partilhar práticas inclusivas de intervenção social em curso na Madeira, em Portugal Continental e outros contextos, de modo a recriar estratégias para abordar os problemas estruturais através de medidas de carácter preventivo que evitem a persistência da pobreza e da exclusão social, refere uma nota de imprensa.

O programa conta com especialistas nacionais e regionais potenciando excelentes condições para a partilha e aprofundamento de conhecimentos. Fernando Nobre dinamizará a conferência “Pobreza e Exclusão Social em Portugal e no Mundo”. Ana Ferreira Martins, com base na situação social que neste momento se vive em Portugal, sentiu a necessidade de dar visibilidade a uma realidade por todo(a)s sentida, mas pouco estudada, através da  publicação do seu livro “A Vivência da Pobreza no Universo dos Centros Sociais da AMI”, que apresentará no evento. Ricardo Fabrício abordará o tema ”A Inovação Social no Combate à Pobreza e à Exclusão Social: A Introdução de Moedas Locais ou Complementares”.

Uma Mesa Redonda, subordinada ao tema “Práticas Inclusivas de Intervenção Social no domínio da Pobreza e Exclusão Social” contará com a presença de oradores das seguintes entidades: João Doce, Administração Regional do Norte/ Divisão Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências/ Centro de Respostas Integradas Porto; António Almada Cardoso, Associação Protectora dos Pobres; Filipa Cardoso, Casa de Saúde S. João de Deus; Idalina Brito, Centro Social e Paroquial de Santa Cecília e Fernanda Gomes, Instituto de Segurança Social da Madeira, IP- RAM.

A iniciativa decorrerá entre as 9h30 e as 17h15, no Museu de Imprensa da Madeira – Câmara de Lobos. A entrada é livre mas sujeita a inscrição através do e-mail: is@cm-camaradelobos.pt e/ou através do nº 291911080.