SRE saúda os professores da RAM adiantando-se ao Dia Mundial da classe docente

Antecipando-se à celebração, a 5 de Outubro, do Dia Mundial do Professor, a Secretaria Regional de Educação veio saudar todos os profissionais que exercem funções docentes na Região. “Esta efeméride foi instituída pela UNESCO, em 1994, com o objectivo de destacar a importância do Professor na Sociedade e ao mesmo tempo reconhecer a necessidade da dignificação da função docente. A valorização da Escola e da Educação não será alcançada sem que a importância do Professor na Sociedade seja devidamente perspectivada e sem que as suas funções sejam alvo de um enquadramento apropriado”, considera a SRE.

“De facto, é indispensável que todos quantos exercem actividades docentes possam dispor de condições de exercício que lhes permita assegurar uma Educação de qualidade, comprometida com o desenvolvimento. A RAM orgulha-se de, desde os primórdios da regionalização da Educação, ter procurado garantir aos Professores condições de trabalho condignas, em ambientes progressivamente dotados dos recursos apropriados e com perspectiva de desenvolvimento harmonioso das respectivas carreiras”, refere uma nota de imprensa.

“Essa realidade pode ser traduzida em factos indesmentíveis, de que são exemplos mais relevantes e actuais o processo em curso de recuperação integral do tempo de serviço efectivamente cumprido pelos professores e o facto de mais de 90% dos docentes ao serviço da Região deterem um vínculo de trabalho permanente”, declara a Secretaria de Jorge Carvalho.

A SRE considera que “a progressiva melhoria dos indicadores relativos aos ciclos de ensino da escolaridade obrigatória na RAM, no que respeita às taxas de aprovação, à diminuição efectiva dos episódios de indisciplina e à redução do abandono escolar a níveis residuais, traduzindo as apostas públicas na valorização da Educação, traduz igualmente o papel fundamental que os Professores têm desempenhado de forma competente e comprometida”.

“Assim, em representação do Governo Regional, saudamos vivamente todos os Professores ao serviço da Região e formulamos votos de mais um ano lectivo pleno de sucessos pessoais e profissionais”, declara a SRE.