Delegação de políticos da Madeira em visita “oficiosa” à África do Sul, cônsul convidado de “última hora” para jantar

Cape-Town (1)Uma delegação de políticos da Madeira encontra-se hoje na África do Sul numa visita que junto da comunidade é classificada como particular, mas na verdade podemos considerar de “oficiosa” uma vez que o convite, à última da hora, do cônsul geral de Portugal em Cape Town, para um jantar na casa do empresário Carlos Paiva, hoje, sábado, veio conferir a este encontro com alguns convidados um caráter mais “oficializado”.

O FN sabe que nesta visita, onde o Diário está presente com dois responsáveis máximos, participam os presidentes das Câmaras Municipais do Funchal e São Vicente, Miguel Silva Gouveia e António Garcês, além de alguns empresários,  numa deslocação que tem vindo a ser apontada como particular, o que explicaria o facto de não terem sido convidados inicialmente nem o cônsul geral, que é uma figura muita apreciada junto da comunidade madeirense na Cidade do Cabo, mas também nem o representante do conselho da Diáspora. O FN não conseguiu confirmar ainda a provável presença de uma figura ligada ao Governo da Região, como nos foi avançado por várias fontes. Nem o propósito da deslocação com esta representatividade.

O cônsul geral de Portugal na Cidade do Cabo, José Carlos Reis Arsénio, tem habitualmente contactos próximos com a comunidade, envolvendo tertúlias com abordagem de diversos assuntos de interesse para a vasta representação da Região naquela cidade da África do Sul. Inicialmente não tinha sido convidado e fontes próximas do cônsul  não escondem algum desconforto com essa situação, mas a verdade é que à última da hora, esta comitiva em visita semi particular decidiu formular o convite para que esta noite o cônsul estivesse presente no jantar na casa do empresário do ramo imobiliário.

O Funchal Notícias apurou que hoje, a delegação da Madeira esteve presente num almoço com o presidente da Associação Portuguesa da Cidade do Cabo, uma figura das relações próximas do autarca Miguel Gouveia.