Crianças contactam com a instituição militar no âmbito da acção “Alista-te por um dia”

Oito dezenas de alunos da EB1 PE de S. Gonçalo e da EB1 PE Nazaré, acompanhados por quatro professores, marcaram presença hoje na abertura da edição 2019/20 do programa “Alista-te por um dia”, no Regimento de Guarnição nº 3, na Nazaré. A ocasião registou a presença do general Carlos Perestrelo, comandante operacional e da Zona Militar da Madeira, e do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho.

No decorrer da presente edição desta iniciativa ao longo deste ano lectivo, está prevista a participação de 65 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, num total de 1880 alunos visitantes do 4º ano. Numa declaração aos jornalistas proferida na ocasião, o general Carlos Perestrelo voltou a relembrar que foi na Madeira que esta acção teve o seu início, tendo repercussões a nível nacional, na medida em que já começou também a ser implementada nos Açores e em algumas áreas do território continental.

“No anterior ano lectivo a participação foi notável. Tivemos mais de dois mil jovens que participaram”, revelou este militar. A experiência de passar um dia com a instituição militar tem sido bastante positiva, numa idade em que se apreendem bem os valores, disse o general. A ideia é cativar os pequenos visitantes com a História das forças armadas, mostrando-lhes uma reconstituição das trincheiras da Primeira Guerra Mundial, introduzindo-os ao respeito pelo estandarte nacional e ao hino, com práticas militares como a continência, e a possibilidade de visitarem instalações e interagirem com equipamento utilizado pelas tropas. Também visitam o navio-patrulha colocado nos mares da Madeira, para perceberem qual a missão da Marinha.

Carlos Perestrelo explicou que é natural esta nova estratégia de procurar interessar os cidadãos deste cedo pela vida castrense. “Tivemos durante muito tempo um regime de serviço militar obrigatório, hoje temos um regime profissional”, explicou.

Por seu turno, o secretário regional da Educação disse entender ser “extremamente importante para a formação integral das nossas crianças” a exposição ao quadro de princípios e valores do Exército. Deixou por isso aos militares um agradecimento por esta oportunidade.