CMF associa-se à Semana Global pelo Clima

A Câmara Municipal do Funchal resolveu aderir à Semana Global pelo Clima, que se realiza até à próxima sexta-feira, dia 27 de Setembro. A vice-presidente da autarquia, Idalina Perestrelo, com o pelouro do Ambiente, hasteou ontem nos Paços do Concelho, a Bandeira da Terra, um momento simbólico com o intuito de alertar para os problemas das alterações climáticas. A edilidade funchalense vai ainda garantir também que ao longo desta semana seja hasteada esta bandeira nas Juntas de Freguesia do Funchal e em diversos outros edifícios camarários.

Idalina Perestrelo salientou, na ocasião, a necessidade de continuar “a estimular os cidadãos para a prática de comportamentos sustentáveis, através de todo o tipo de sensibilização que estiver ao nosso alcance. O planeta encontra-se em emergência climática e esta tem sido uma causa à qual o Município tem dado especial atenção, trabalhando muito no campo da educação ambiental, mas esta não é apenas uma luta das instituições, tem de ser uma luta de todos nós.”

A Semana Global pelo Clima, no Funchal, terá como ponto alto uma conferência no próximo dia 26 de Setembro, quinta-feira, pelas 10 horas, que será ministrada por Rui Silva Santos, um perito nacional em redes de água e de saneamento, e um dos especialistas envolvidos no projecto europeu REDAWN (Reducing the Energy Dependency in Atlantic Area Water Networks).

Esta palestra será subordinada à temática “Diminuição de Perdas de Água em Sistemas Distribuidores num contexto de Alterações Climáticas” e decorrerá na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, aberta a todos os interessados, e em especial, aos alunos do Ensino Secundário e do Ensino Superior, constando ainda do programa uma palestra sobre “Avaliação da Susceptibilidade à Inundação Costeira na Ilha da Madeira”, por parte de Gustavo Silva, do Observatório Oceânico da Madeira.

No dia 27 de Setembro, o Município associa-se igualmente à campanha “Clean Up the World”, desencadeando uma acção alargada de limpeza por parte do Departamento Municipal de Ambiente, no bairro da Ribeira Grande e no bairro da Quinta Josefina, ambos em Santo António, tal como é prática comum dos serviços todos os meses em diferentes complexos habitacionais do concelho.