Assembleia de Apuramento está reunida, CDU e PSD “em peso” atentos aos votos validados sob protesto

Assembleia de Apuramento A
Representantes dos partidos à entrada para a Assembleia de Apuramento de Resultados, no Palácio de São Lourenço. Foto Rui Marote
Assembleia de apuramento C
Tranquada Gomes e Rui Abreu são dois dos representantes do PSD nesta Assembleia. Foto Rui Marote

A Assembleia de Apuramento Geral dos resultados das eleições do passado domingo, as legislativas regionais, está a decorrer no Palácio de São Lourenço e a suscitar enorme expetativa em função de eventuais ajustamentos que possam vir a existir e que, no contexto de “taco a taco” eleitoral, como aconteceu, pode ser relevante. PSD e CDU estão “em peso”.

O PSD ganhou com 21 deputados eleitos, o PS 19, CDS e JPP com 3 cada um e um deputado da CDU. E é precisamente na CDU e no PSD que pose residir alguma dúvida, uma vez que esta assembleia irá verificar, numa primeira fase, as atas, se estão ou não totalmente corretas. Depois, verifica os votos nulos ainda os votos validados sob protesto, que foram alguns e que, a haver situações anómalas, pode alterar alguns dados no que toca aos resultados que se relacionam com a eleição do último deputado.

A CDU elegeu o deputado por 12 votos, sendo que se no processo de validação perder esses doze votos, quem sai beneficiado é o PSD com a eleição do 22º deputado, é nisso que aposta a máquina social democrata, uma situação que, a acontecer, dá outra margem de manobra à negociação, ainda que mesmo com 22 o PSD precise de negociar com uma outra força política com assento parlamentar, que no caso parece ser o CDS, já disponível para constituir um governo de coligação. Mas assim só precisaria de mais dois deputados como suporte de apoio.

Esta Assembleia de Apturamento de Resultados é presidida por um juiz e composta ainda pos dois juristas, 10 presidentes de mesas escolhidos de forma aleatória e dos professores de matemática.

Os partidos podem estar representados desde que solicitem, antecipadamente, a credencial junto do Comarca.