Albuquerque lembrou a taxa de analfabetismo de 55% em 1976 e considerou “um sucesso” os anos da Autonomia

Albuquerque escola Francisco FernandesO Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque esteve hoje presente na sessão de encerramento do Seminário ’40 Anos a Formar – Balanço e Perspetivas’, no âmbito das comemorações dos 40 anos da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes.

O programa comemorativo contemplou a abordagem a temas relevantes para o referido estabelecimento de ensino, como a importância e os impactos do ensino profissional no país e na Região Autónoma da Madeira, para a qualificação dos jovens e combate ao abandono escolar, bem como o futuro da formação profissional e qualificações face aos desafios estratégicos 20-30.

Miguel Albuquerque fala de uma instituição de “excelência”, na formação de profissionais, mas também falou nas conquistas da Autonomia, que permitiram conferir aos madeirenses e portosantenses educação, formação e qualificação. Lembro que em 1976 ainda tínhamos uma taxa de analfabetismo de 55% na Madeira. Partimos de uma situação de desvantagem estrutural e estes anos de conquista da Autonomia foram um sucesso”.