O Hospital Dr. Nélio Mendonça faz hoje 46 anos. Um dia para homenagear antigos funcionários, hoje aposentados, cerca de 60, bem como momento para alargar o horário das visitas.
Na cerimónia oficial que marcou a comemoração, o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, manifestou-se orgulhoso “pela forma como estes 46 anos foram construídos, por todos. A evolução da Saúde na Região é uma realidade. Peço que tenham orgulho de um sistema que é diferente, que dá resposta total, de um sistema de responde às necessidades da população”, enumerando “os cuidados de saúde primários, os cuidados hospitalares, cuidados continuados e os cuidados paliativos. Dentro desta instituição, celebramos a vida com o nascimento, a alegria pela forma como acompanhamos os doentes críticos, sucessos de cirurgias e a foema como acompanhamos a fase final dos nossos doentes, com dignidade que merecem nesse momento”.
Pedro Ramos afirma ter orgulho da resposta que o Serviço de Saúde dá todos os dias, apontando “momentos de exceção”, onde foi “dada uma resposta em situações complexas”. Apontou acontecimentos em 2010, 2013, 2016, 2017 e 2019 como exemplos.
O governante considera a Saúde “um processo dinâmico”, apontando mais centros de sáude, mais prevenção, mais cobertura, mais recursos humanos, mais sensibilização e mais educação, preparando “uma sociedade saudável, segura e sustentável”. E disse, sem dúvidas, que na parte hospitalar “temos todos os procedimentos, todas as especialidades que neste momento podem ser atingíveis”.