Pedro Ramos garante que o sistema de Saúde da Madeira “dá resposta total”

Hospital 46 anosHospital 46 anos BO Hospital Dr. Nélio Mendonça faz hoje 46 anos. Um dia para homenagear antigos funcionários, hoje aposentados, cerca de 60, bem como momento para alargar o horário das visitas.

Na cerimónia oficial que marcou a comemoração, o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, manifestou-se orgulhoso “pela forma como estes 46 anos foram construídos, por todos. A evolução da Saúde na Região é uma realidade. Peço que tenham orgulho de um sistema que é diferente, que dá resposta total, de um sistema de responde às necessidades da população”, enumerando “os cuidados de saúde primários, os cuidados hospitalares, cuidados continuados e os cuidados paliativos. Dentro desta instituição, celebramos a vida com o nascimento, a alegria pela forma como acompanhamos os doentes críticos, sucessos de cirurgias e a foema como acompanhamos a fase final dos nossos doentes, com dignidade que merecem nesse momento”.

Pedro Ramos afirma ter orgulho da resposta que o Serviço de Saúde dá todos os dias, apontando “momentos de exceção”, onde foi “dada uma resposta em situações complexas”. Apontou acontecimentos em 2010, 2013, 2016, 2017 e 2019 como exemplos.

O governante considera a Saúde  “um processo dinâmico”, apontando mais centros de sáude, mais prevenção, mais cobertura, mais recursos humanos, mais sensibilização e mais educação, preparando “uma sociedade saudável, segura e sustentável”. E disse, sem dúvidas, que na parte hospitalar “temos todos os procedimentos, todas as especialidades que neste momento podem ser atingíveis”.