“Passo a Passo” na ajuda de crianças com necessidades educativas especiais em Câmara de Lobos

Câmara de Lobos Assinatura_protocolo_passo a passo (Large)O Município de Câmara de Lobos assinou, hoje, um protocolo de colaboração com a Secretaria Regional da Educação tendo em vista a formalização de uma rede de parceria para a execução do projeto Passo a Passo, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que visa apoiar, de forma individual e personalizada, crianças e jovens com necessidades educativas especiais para promover competências para o desenvolvimento pessoal, social e educacional.

«Passo a Passo» é um projeto da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, cofinanciado pelo PRODERAM, que visa disponibilizar à população infanto-juvenil do concelho, um conjunto de serviços e apoios nas áreas da terapia da fala, da psicologia, da psicomotricidade e serviço social, tendo em vista o desenvolvimento global e integração educativa de crianças e jovens que frequentam o ensino básico que sinalizadas com necessidades educativas especiais. O projeto, que terá a duração de dois anos, já está em fase de implementação, sendo que as famílias de crianças e jovens do concelho, que apresentem necessidades educativas especiais, poderão proceder à inscrição para aceder aos apoios sociais que serão disponibilizados pela autarquia a partir do próximo ano letivo”.

Pedro Coelho, presidente do Município salientou a importância da criação de mais uma resposta na área que foi definida desde o princípio do seu primeiro mandato como um dos sectores estratégicos de desenvolvimento concelhio, a educação. “Câmara de Lobos tem vindo a ter uma evolução positiva neste sector, facto que é comprovado pelo decréscimo acentuado no indicador de abandono escolar em que a taxa do concelho, de 1,92 está abaixo da taxa média da região, que é de 2,42. A nível da retenção escolar no ensino Básico, passamos de uma taxa de retenção de 16% no ano letivo 2013/2014, para uma taxa de 6,9%, segundo os dados disponíveis referentes ao ano letivo 2016/2017.”.