Saúde oral nos cães e nos gatos

Sabia que uma BOA HIGIENE ORAL, ajuda a…

* Prevenir infeções renais, cardíacas e pulmonares

* Prevenir a perda de dentes

* Prevenir a dor oral

* Promover uma vida longa e saudável

* Hálito fresco

 

A saúde oral do seu animal é um dos pilares da medicina preventiva e o seu check-up regular torna-a fundamental para prevenir problemas futuros nos nossos animais de estimação. A boca pode ser alvo de várias doenças nos animais de estimação com consequências diversas para a saúde do seu cão ou gato.

O mau hálito, a perda de apetite e peso ou dificuldade em comer, alteração da cor dos dentes, dor e sangramento da boca, acumulação de tártaro, podem ser alguns dos sintomas que indicam que o seu animal de estimação está em risco.

A avaliação do estado da boca do seu animal é essencial para prevenir problemas relacionados com a saúde oral, esteja atento ao estado da boca do seu animal. Evite problemas e doenças nas gengivas e que alastrem para os dentes ou ossos da boca do seu cão.

Há pequenos hábitos e cuidados dentários que o dono pode ter desde o início da vida do animal para evitar problemas orais e atuar na prevenção da saúde do seu amigo: Exames orais uma vez por ano, consulte o seu veterinário e escove regularmente os dentes do seu animal ou marque uma limpeza dentária no veterinário.

    

Siga algumas dicas para uma boa higiene oral do seu animal, como o uso de uma alimentação que faça o controlo de tártaro, o uso de barras dentárias, pasta de dentes e elixir, mas não se esqueça de se aconselhar com o seu médico veterinário.

O seu médico veterinário estará preparado para cuidar da melhor forma da saúde oral do seu animal, para evitar que fiquem depositados resíduos de placa ou tártaro mais persistentes. A destartarização garante uma excelente qualidade de vida ao seu animal de estimação, evita infeções no organismo, garante um bom hálito e saúde geral ao seu animal de estimação. Limpar e polir os dentes do seu animal no veterinário garante a eficácia deste tratamento interrompendo a doença periodontal.

Os nossos animais de estimação são da família e queremos o melhor para eles. Juntos ajudamos o seu animal a ter uma qualidade de vida melhor, porque, tal como os humanos, o seu animal também precisa de um dentista.

Em caso de dúvidas, não hesite em nos contactar através do 291627498. A Clínica Veterinária Santa Teresinha tem uma equipa disponível para o ajudar 24H, 365 dias por ano – 963500310.

*Médica na Clínica Veterinária Santa Teresinha