Madeira em encontro na Islândia que reúne especialistas de Pescas

ReiquiavikDe 2 a 5 de setembro, realizar-se-á uma reunião, em Reykjavik (Islândia), na qual participará Direção Regional das Pescas, juntamente com outros parceiros numa iniciativa bilateral, com o objetivo de reunir especialistas em pescas.

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. A fim de promover um reforço contínuo e equilibrado das relaes econicas e comerciais, as partes no Acordo EEE, criaram um mecanismo financeiro plurianual denominado EEA Grants. Os EEA Grants visam reduzir as disparidades sociais e econicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os aíses beneficiários. Para o período de 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de um montante de 102,7 milhões de euros.

A Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação – ARDITI, uma associação privada sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a colaboração entre a comunidade cientifica e a comunidade empresarial da Região, é a promotora de uma iniciativa bilateral.