Vinho Madeira tem perdido fulgor na comercialização, alerta o PNR

PNR vinho madeiraO PNR emitiu hoje uma nota onde valoriza a produção vinícola “porque é sinal de prosperidade numa região ou nação. O Vinho Madeira é um produto conhecido mundialmente pela sua qualidade, contudo nos últimos anos tem perdido o seu fulgor na comercialização”.

Refere o partido que “as casas do Vinho Madeira não conseguem escoar a totalidade do vinho, retardando o inicio de laboração e prejudicando a colheita de alguns produtores de uvas. No passado a laboração das casas de vinho começavam em meados de Agosto. Actualmente a laboração só começa em Setembro, altura em que alguns viticultores já têm as uvas podres e estragadas. Um agricultor não pode estar 1 ano à espera da sua recompensa e ver o seu esforço desvalorizado ou anulado. Temos de valorizar quem trabalha”.

Regionais 2019

A solução para este problema, aponta a mesma nota, “passa não só por uma maior divulgação do produto em mercado internacional como também por uma isenção de taxas portuárias para expor os nossos produtos mais acessíveis no mercado internacional e assim haver um maior escoamento do produto regional”.