Morreu no Funchal o professor Marrucho, ex-coordenador da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

António Fernando Alves Marrucho, ex-professor coordenador da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) morreu no Funchal.

O seu funeral realizou esta manhã, tendo sido celebrada missa de corpo presente, pelas 09:30 horas, na Capela do Cemitério de Nossa Senhora das Angústias, em São Martinho, prosseguindo o seu funeral após as cerimónias para cremação.

António Marrucho já estava internado há algum tempo na Unidade de Neutropénia do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Para além da docência, o professor Marrucho deixa várias publicações, quase todas na área da enfermagem.

São disso exemplo “A comunicação: veículo da relação enfermeiro/doente com prótese ventilatória”; “Impacto da doença na família da pessoa com infecção VIH/SIDA” e “A homo/bissexualidade e a infecção VIH/SIDA na família”.

Colaborou ainda noutras publicações de dissertação de mestrado ou prova públicas de doutoramento como “O que pensa, sente e vive quem está do outro lado dos cuidados : as vivências da pessoa idosa na hospitalização”; “Factores intervenientes na motivação profissional dos enfermeiros”; “O acolhimento como cuidado de enfermagem à família da pessoa idosa em fim de vida” e “Uma história de vida… uma colostomia… que experiência?”.