Nova pista de BTT no Parque Ecológico do Funchal

O edil funchalense, Miguel Silva Gouveia, e a vice-presidente, com a tutela do Parque Ecológico do Funchal, Idalina Perestrelo, inauguraram hoje a nova pista de BTT no referido parque.

Miguel Gouveia considerou que se está a dar “mais uma valência ao Parque, com a criação desta pista de BTT com cerca de cinco quilómetros, com início na zona do Arieiro e termo no Centro de Recepção do Parque Ecológico, na Ribeira das Cales.”

“O circuito tem um desnível de cerca de 470 metros, um nível de dificuldade médio-baixo e está devidamente sinalizado, o que permite que todos os curiosos e entusiastas possam vir experimentar a modalidade por sua iniciativa. Além de ser uma mais valia para o Parque, este trajecto vem garantir as devidas condições para a prática da modalidade no Funchal, contribuindo para ordenar as nossas actividades turístico-desportivas. Criámos, desta forma, condições para que os amantes de percursos pedestres e os praticantes desta modalidade mais radical não se cruzem nas nossas serras, evitando assim acidentes de percurso”, salientou o autarca.

A autarquia estima que o traçado vá ser usado diariamente por cerca de 50 praticantes, sendo seis as empresas de animação turística a operarem nesta pista e nove os clubes regionais que a utilizam para a prática do BTT e organização de competições regionais, nacionais e internacionais, destacando-se uma prova do circuito mundial de Enduro. Miguel Silva Gouveia acrescentou, igualmente, que “a procura turística por estes percursos tem vindo a aumentar, sendo que já há muitos turistas a procurar a Madeira, e o Parque Ecológico, em particular, para estas descidas de BTT.”