Contabilidade e Consultoria de Gestão com novos desafios e novas exigências, diz o presidente da Mesa na ACIF

ACIF mesaA Mesa da Secção dos Serviços de Contabilidade e Consultoria de Gestão da ACIF-CCIM foi eleita e tomou posse numa cerimónia realizada nas instalações da Associação.

Roberto Figueira, presidente da Mesa empossada referiu os desafios e a exigência que a profissão de contabilista certificado/consultor encerra, dando o exemplo da nova obrigatoriedade de facultar o ficheiro SAF das contabilidades dos clientes à autoridade tributária. Segundo Roberto Figueira, esta obrigatoriedade irá traduzir-se em novas exigências para esta classe profissional, que decorrem do cumprimento de um conjunto de obrigações legais, fiscais e contabilísticas que antes não eram solicitadas..

O presidente da ACIF-CCIM manifestou o seu total desacordo em relação a esta nova obrigatoriedade da autoridade tributária, referindo inclusive que esta medida poderá estar em choque com o regime geral de proteção de dados, já que existe uma entrega de informação contabilística das empresas, trabalho esse que deveria ser feito pela autoridade tributária, no final do ano, se assim o entendesse, valendo-se da sua estrutura governamental.

Jorge Veiga França disse ainda que nenhum outro país europeu chegou a este grau de exigência de informação que está a ser solicitado pelo estado português, fazendo ainda referência à insegurança de toda esta informação a circular pelos computadores de todo o país e ao aumento de trabalho dos gabinetes de contabilidade que irá se repercutir no custo dos das empresas.

Composição da Mesa

Madconta – Contabilidade da Madeira, Lda – Roberto Figueira

Normifisco- Gabinete de assessoria em Contabilidade e Fiscalidade, Lda – Elisabete Ornelas

Tavares & Gouveia, Consultoria, Lda – Fabrícia Teixeira