PTP considera Universidade da Madeira imprescindível para fixar os jovens na Região

O PTP/Madeira, recebeu hoje em audiência o reitor e o vice-reitor da Universidade da Madeira, José Moleirinho Carmo e Sílvio Fernandes, informa o partido.  No decurso da reunião, foram expostas as reivindicações da Universidade da Madeira (UMa) para fazer face aos sobrecustos da insularidade regional, no que diz respeito ao financiamento futuro da instituição.

A parlamentar trabalhista recebeu também um estudo, que foi realizado pela UMa em conjunto com a Universidade dos Açores, no qual as duas universidades públicas portuguesas sediadas nas Regiões Autónomas apresentam um novo modelo de compensação dos sobrecustos da insularidade e da ultraperiferia.

Para Raquel Coelho “é inequívoca a necessidade do desenvolvimento de um modelo de financiamento mais justo e que se adeque às necessidades do ensino superior da RAM”.

“A Universidade da Madeira presta um contributo fundamental para o desenvolvimento do nosso arquipélago, necessita de ser apoiada, para que possam ser abertos mais cursos para fazer face à procura dos nossos estudantes”, declarou Raquel Coelho, que acredita que a instituição constitui uma ferramenta “imprescindível” para a fixação dos jovens na RAM.

O PTP não tem dúvidas da necessidade de haver um reforço da dotação orçamental para o ensino superior nas regiões ultraperiféricas e pede a atenção do Governo da República.