PS e Costa valem o dobro do PSD de Rui Rio e estão perto da maioria absoluta segundo uma sondagem

António Costa Primeiro-Ministro
PS de António continua a subir nas sondagens.

Num momento em que estamos exatamente a dois meses das eleições regionais, a 22 de setemebro, e a pouco mais do que esse período para as nacionais, a 6 de outubro, foi hoje divulgada uma sondagem de âmbito nacional que avalia a situação neste momento relativamente aos partidos concorrentes para as eleições que vão escolher os deputados à Assembleia da República e das quais sairá o novo Governo Central.

Nesta sondagem do JN/TSF, António Costa e o PS estão muito perto da maioria absoluta, com 43,2%, valendo o dobro do que as previsões apontam para o PSD de Rui Rio, que aparece com 21,6″. O Bloco de Esquerda aparece em terceiro com 9,2%, o PCP em quarto com 6,8% e o CDS em quinto com 6,0%. O PAN ficaria com 3,6% e o Aliança de Santana Lopes com 1,2%, sendo que o líder deste partido, que se encontra em pré campanha na Madeira, tem a popularidade muito em baixo, a exemplo do que acontece com Jerónimo Sousa e Assunção Cristas.

Os partidos da chamada “geringonça”, que deu corpo ao Governo da República, valem 59,2% todos juntos, números que se aproximam de maioria qualificada (66%) que, por exemplo, daria para alterar a Constituição sem que sejam necessários os votos do PSD e do CDS.