Madeira tem capacidade para produzir mais banana

Foto DR.

A Região tem ainda margem para crescimento na cultura da banana. A ideia foi defendida pelo secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos nas Jornadas Técnicas da Banana que decorreram no auditório John dos Passos. A iniciativa da Mesa da Banana da Associação de Agricultores da Madeira surge no âmbito da Mostra da Banana que decorre na Madalena do Mar.

Na intervenção, Humberto Vasconcelos fez saber que até 15 de julho já foi processado mais 5% de banana quando comparado com  igual período do ano passado, ou seja 9.373 toneladas. Já em relação à Banana biológica o crescimento registado ao nível de processamento situa-se nos 50% quando comparado a 2018.

Segundo o governante “os números mostram que o sector está estável e que ainda há uma margem para crescer” mas tendo sempre a preocupação com a qualidade.

“A cultura da banana tem margem para crescimento e há alguns projetos que foram aprovados com fundos comunitários que mostram isso mesmo”, disse Humberto Vasconcelos referindo que as Jornadas Técnicas da Banana são importantes para trocas de experiências e de conhecimentos para que o produto tenha uma qualidade crescente.

“Hoje nota-se uma preocupação crescente com a qualidade o que é muito bom e que vem corresponder aos investimentos que o Governo Regional tem feito neste sector, através de infraestruturas, apoios diretos e mesmo na disponibilização do seguro coletivo”, conclui o secretário regional.

Nesta iniciativa da Mesa da Banana da Associação de Agricultores da Madeira participaram igualmente alguns técnicos de Canárias que conheceram alguns investimentos realizados pelo Governo Regional.