Albuquerque leva “Compromisso” a Santana e pede a salvaguarda da maior conquista da História da Madeira, a Autonomia

Albuquerque compromisso Madeira Santana BChama-se “Compromisso Madeira” a iniciativa que levou a Santana o líder do PSD-Madeira. Com uma mensagem muito clara, que vem no seguimento da estratégia seguida por Miguel Albuquerque para situar o seu discurso numa escolha, em setembro, entre os defensores da Autonomia, no caso o PSD, e os outros, com particular incidência no PS e em Paulo Cafôfo.

“Para além de asseguramos um bom governo em prol dos cidadãos da Madeira e de Santana, é fundamental salvaguardarmos a maior conquista da história da Madeira que é a Autonomia”, disse Albuquerque na reunião que teve como base aquele concelho a norte.

“Não temos que ter medo da palavra desenvolvimento, porque tudo é conciliável. É fundamental que Santana continue a ser um concelho ecologicamente intocável, sustentável mas que, ao mesmo tempo, se aproveite todo este potencial paisagístico e de beleza natural, para criarmos riqueza, reforçamos o investimento, criarmos emprego e melhorarmos a qualidade de vida da população que aqui vive”, foi outra ideia do líder social democrata.
Uma oportunidade que Miguel Albuquerque aproveitou para relembrar, como refere uma nota do gabinete de comunicação social democrata, que “os investimentos desenvolvidos, em todas as áreas, durante o mandato, garantindo que todos os compromissos assumidos “foram cumpridos na Região mas, também, neste concelho”.
Ao nível das principais obras, o Presidente dos Social-democratas destacou a intervenção levada a cabo na Praça Central de Santana e na Praceta do Faial, e lembrou o investimento na reparação do Túnel Duarte Pacheco, reiterando que a obra da Via Expresso São Jorge/Arco de São Jorge, aguarda apenas o visto do Tribunal de Contas para ser reiniciada, o que deverá levar cerca de duas semanas. Uma obra que considerou “estrutural para a mobilidade interna da Madeira e do próprio concelho de Santana”.
Miguel Albuquerque aludiu, também, à renovação do Parque Temático, intervenção que é importantíssima para reforçar a atratividade turística de Santana, e à aposta no apoio às empresas locais e ao desenvolvimento económico do concelho, com mais de 12,2 milhões de euros investidos, pelo Governo Regional, neste mandato, o que sustentou a criação de riqueza e de mais postos de trabalho, “o que significa que o Governo Social-democrata está ao lado dos empresários”.
Assim como está, também, “ao lado dos agricultores”, salientou, lembrando o sucesso do Centro de Processamento da Anona que, no próximo ano, envolverá a exportação de pera abacate, mas, também, os 59 projetos que foram aprovados, em Santana, no âmbito do PRODERAM, “fundamentais no apoio à reconversão e modernização da nossa agricultura e, naturalmente, para o caminho de progresso, de prosperidade e de desenvolvimento que temos vindo a fazer, ao longo dos últimos anos”.
Albuquerque fez questão de deixar, também, uma palavra de reconhecimento à Escola Secundária de Santana, “uma das melhores escolas da Região”, felicitando os professores e encarregados de educação pela “boa preparação dos jovens” daquele concelho.