Novo mobiliário urbano começa esta semana a ser colocado na Rua Dr. Fernão de Ornelas, bancos modernos e espaço de venda de fruta otimizado

Fernão Ornelas mobiliário urbano 4
A zona onde esteve instalado, até ao momento, um vendedor de fruta, será otimizada de forma a que possa ser aproveitada por qualquer pessoa, dando uma nova vida ao Largo do Phelps”.
Fernão Ornelas fruta
Hoje, o espaço já estava desocupado para que a intervenção ocorra. A venda de fruta foi transferida provisoriamente para uma zona próxima.

Fernão Ornelas mobiliário urbano 2

Fernão Ornelas mobiliário urbano 3
Serão colocados na rua bancos com um formato pensado para valorizar aquele espaço, tendo, todos eles, iluminação própria na base.
Fernão Ornelas mobiliario Urbano 6
Os bancos terão, igualmente, suportes de carregamento para dispositivos eletrónicos, sejam eles computadores, telemóveis ou tablets”.

No enquadramento do processo de reaqualificação urbanística da Rua Dr. Fernão de Ornelas, que levou ao encerramento de grande parte da rua à circulação automóvel, a Câmara Municipal do Funchal começa esta semana a colocar o mobiliário urbano. O espaço situado no Largo do Phelps, que tem vindo a ser utilizado na venda de fruta, já está desocupado para que se proceda à correspondente intervenção.

De resto, este foi “um dos pontos a que a Câmara Municipal do Funchal deu especial atenção na requalificação urbanística que ocorreu naquela artéria emblemática do Funchal, “no entendimento de que esta deverá ser, cada vez mais, não apenas um lugar de passagem, mas igualmente de fruição e de paragem”, refere a Autarquia

De acordo com o gabinete de comunicação da Câmara, “serão instalados múltiplos locais de descanso e contemplação, particularmente adequados à realidade atual, e com uma preocupação em estarem enquadrados com o espaço envolvente, agradáveis e modernos. Serão colocados na rua bancos com um formato pensado para valorizar aquele espaço, tendo, todos eles, iluminação própria na base, para que a rua possa cada vez mais ser usufruída ao fim do dia, em complemento à iluminação existente”.

A Câmara dá conta que esses mesmos bancos “terão, igualmente, suportes de carregamento para dispositivos eletrónicos, sejam eles computadores, telemóveis ou tablets”, revelando ainda que “numa aposta para capitalizar ao máximo os recantos da rua, a zona onde está instalado, neste momento, um vendedor de fruta, será otimizada de forma a que possa ser aproveitada por qualquer pessoa, dando uma nova vida ao Largo do Phelps”, esclarecendo a Autarquia que “o vendedor de fruta manterá o posto de venda no local”.

A Câmara diz que “este conjunto de intervenções dará por concluída a intervenção na Rua Dr. Fernão de Ornelas”, salientando uma vez mais, “os impactos benéficos de um planeamento cuidado ao nível das obras públicas municipais”.

Lembra que “a intervenção da Câmara Municipal do Funchal nesta que é a principal rua comercial da cidade incidiu, desde logo, nas redes subterrâneas de saneamento básico, somada a uma requalificação urbanística que levou ao encerramento da rua ao trânsito automóvel”, sublinhando que esta intervenção “tem vindo a ser bastante elogiada por comerciantes, madeirenses e turistas ao longo das últimas semanas. Esta ampla intervenção devolveu a rua à população, numa clara aposta na pedonalização, como forma de promover o desenvolvimento local”.