“Ferry” com 428 passageiros e 140 viaturas na primeira viagem para Portimão

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Fotos Rui Marote

O Volcan de Timanfaya, o “ferry” que este verão faz 12 viagens entre Funchal e Portimão, segue esta manhã para a primeira viagem com 428 passageiros a bordo e transporta 140 viaturas, sendo que a capacidade do navio é de 1000 pessoas e 300 viaturas.

O vice presidente do Governo Regional, Pedro Calado, esteve presente à partida desta operação assegurada financeiramente pelo Executivo Madeirense, envolvendo o fretamento do navio do ARMAS por parte da Empresa de Navegação Madeirense.

A operação “ferry” tem estado no centro do debate político, com o Governo Regional a acsuar o Governo da República de não garantir um direito constitucional, de garantir um serviço regular de transporte marítimo de passageiros entre a Madeira e o continente, no cumprimento do princípio de garantia da continuidade territorial. A oposição, entretanto, responsabilizar o Governo Regional de não ter ainda conseguido garantir o “ferry” todo o ano.

Pedro Calado disse esperar um maior número de passageiros, relativamente a 2018, onde houve médias de 500 passageiros por viagem, considerou tratar-se de uma operação que pode dar indicadores para todo o ano e lembrou o facto de ser apenas patrocinada pelo Governo Regional.