CDU alerta para retrocessos na Educação

A CDU desenvolveu este domingo no concelho de Câmara de Lobos uma acção política sobre os retrocessos que considera estarem em curso no sector da Educação, pois o PS e o PSD decidiram avançar com os processos de transferência para os municípios das competências em matéria educativa e com a fusão de escolas, que, alertam os comunistas, caminharão para a extinção de escolas de segundo e terceiro ciclos nas freguesias e concelhos da Região autónoma da Madeira.

Edgar Silva, coordenador regional e cabeça de lista da CDU nas próximas Eleições Regionais, defendeu que é prioritário “impedir, como no resto do País está a acontecer, que o PS e o PSD concretizem a municipalização da educação, pelo que comporta de desresponsabilização do Estado quanto às suas obrigações de financiamento e de definição da política educativa. E da mesma
forma, é fundamental para o futuro do desenvolvimento humano e social da Região impedir que sejam concretizadas formas de fusão de escolas que impliquem o encerramento de escolas, pois, fechar mais escolas é atentar contra a coesão territorial e contra a coesão social e económica desta região insular”.

A CDU pretende travar estes retrocessos na Educação. Edgar Silva declarou ainda que “desactivar escolas de proximidade e municipalizar a educação é um retrocesso político que faz parte dos objectivos estratégicos dos partidos da política de direita. Câmara de Lobos será um dos concelhos alvo nessa estratégia, que atingirá negativamente toda a Região se não formos capazes de derrotar os intentos do PSD e do PS”, avisou.