Governo apoiou limpeza de terreno privado na Choupana

Limpeza AO Governo Regional deu a conhecer hoje, em nota enviada à comunicação social, que proporcionou, através do Programa de Desenvolvimento Rural da Madeira (PRODERAM2020), a limpeza de matos e vegetação invasora num terreno privado de 9 hectares (equivalente a 9 campos de futebol), no Caminho do Meio – Choupana, logo acima dos Caminho dos Pretos, representando um investimento de 334 mil euros, cofinanciado em mais de 90%.

Com este tipo de incentivos, “o governo pretende que os privados possam contribuir na diminuição da carga combustível, baixando o risco de incêndio e aumentando a segurança da população”, conforme sublinhou a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, na visita que efetuou ao local.

Posteriormente, serão plantadas 9.000 plantas, cujas espécies são mais resistentes ao fogo, contribuindo de igual forma para combater a erosão do solo e diminuir o risco de deslizamentos e de aluvião.

Esta intervenção florestal privada contará ainda com a construção de 476 metros de conduta de água e de um reservatório com capacidade para 150 m3.

Os 9 hectares desta propriedade estão inseridos no projeto faixa corta-fogo, que pretende criar uma zona tampão ao longo do Caminho dos Pretos, entre o Palheiro Ferreiro e o Terreiro da Luta.