Associação de Socorros Mútuos desconhece intenção do Santander em sair do edifício na Rua João Tavira e diz que a renda está muito abaixo dos 40 mil euros

rua joão Tavira funchal cidade

A direção da Associação de Socorros Mútuos 4 de Setembro está surpreendida com notícias que dão conta da intenção do Banco Santander em abandonar as instalações da agência na Rua João Tavira, propriedade daquela instituição, além de contestar a informação adiantada pelo FN que a renda paga pela instituição bancária era de 50 mil euros. “Está muito abaixo dos 40 mil”, esclarece o tesoureiro da ASM, José Augusto Luís.

A saída do Santander da Rua João Tavira, onde antes funcionava o Banif, tem vindo a ser referida nos últimos tempos, sendo que é apontado um prédio na Rua 31 de janeiro, antigas instalações da Indutora, como alternativa futura de funcionamento de uma agência daquele Banco. Mas para isso, em primero lugar, o Santander deve informar o senhorio, no caso a Associação de Socorros Mútuos, da intenção de abandonar as instalações, com seis meses de antecedência, por razões contratuais. E isso ainda não aconteceu.

José Augusto Luís não esconde alguma preocupação com estas notícias, acima de tudo porque a instituição tem uma atividade importante na área da assistência em Saúde, além de ser proprietária do infantário O Traquinas. “Aquela renda é a sobrevivencia do sistema de saude da ASM que tem 2 mil socios”. É precisamente esta função que desempenha o motivo da principal preocupação dos orgãos dirigentes da Associação, face à eventualidade de alguma evolução deste processo, criando alguma incerteza, não obstante o Banco não ter avançado com qualquer posição oficial sobre a intenção de mudança.

A Associação de Socorros Mútuos tem uma receita anual de 200 mil euros, proveniente das quotas dos seus associados, mas em contraponto tem uma despesa que anda à volta dos 550 mil euros, sendo que em termos de futuro está no horizonte alargar a sua ação com a construção de um lar de idodos, complementando aquilo que está subjacente à sua ação.