Professor da Horácio Bento finalista dos Hospitality Education Awards 2019

Rómulo Neves.

Rómulo Neves, professor de Inglês, da EB 2,3 Dr Horácio Bento de Gouveia é finalista dos Hospitality Education Awards. Esta distinção surge no âmbito de uma iniciativa desenvolvida nas aulas de Inglês na concretização do projeto “Service Learning” e está nomeado na categoria de melhor projeto educacional 2019.

Este projeto é baseado na frase “Kids do better in school and in life when learning engages both their minds and their hearts. Classroom curriculum engages the mind… doing good for others engages the heart”, e é um método de ensino Americano que desenvolve as capacidades e conhecimentos dos alunos aplicando-os às necessidades do meio no qual se inserem. Este método envolve os alunos na aprendizagem e beneficia a comunidade envolvente.

Assim, esta iniciativa surgiu no âmbito da unidade temática «Holidays», com uma turma do oitavo ano, na disciplina de Inglês e teve como objetivo levar os alunos a descobrirem mais detalhes sobre a nossa região. Assente na metodologia de projeto, a qual foi desenvolvida através de trabalho de grupo, os alunos trabalharam a Madeira em sete categorias: gastronomia; transportes; o que fazer na zona Oeste / Este; compras; transportes; atividades e experiências e Funchal. Os alunos teriam de reunir informações precisas sobre cada um dos temas, com um objetivo definido aula a aula e também em cada aula tiveram de apresentar o resultado do seu trabalho. Um elemento de cada grupo mudava de grupo durante um curto período por aula para monitorizar o trabalho dos colegas e dar sugestões de melhoria e articulação entre trabalhos. Os alunos foram sempre os atores principais!

Este projeto enquadra-se na autonomia e flexibilidade curricular, pois o conhecimento parte dos alunos, sendo que o docente é apenas um facilitador. Durante o trabalho de projeto (e a propósito do 14.º Seminário Regional da Associação de Professores de Inglês), os alunos apresentaram o seu trabalho oralmente a professores estrangeiros que se deslocaram para o evento. A avaliação formal culminou na interação com os turistas, sendo uma possibilidade dos alunos reconhecerem a importância da língua inglesa no mercado profissional e aplicarem o projeto Service Learning desenvolvido nas aulas de Inglês, melhorando a proficiência da língua inglesa.

Para enriquecer esta experiência realizaram uma visita de estudo ao Aeroporto da Madeira e implementaram, em parceria com o Aeroporto e com o apoio do Turismo da Madeira, o projeto acolhendo os visitantes no Aeroporto e fornecendo todas as informações sobre a Madeira trabalhadas na sala de aula.

Os Hospitality Education Awards são prémios que valorizam o talento na Educação e Formação em Turismo em Portugal. Contribuem para a dignificação das profissões no setor e estimulam a melhoria da qualidade formativa, dando resposta às necessidades das empresas nacionais. Na próxima terça-feira, dia 2 de julho, o professor Rómulo Neves estará na Gala de Entrega de Prémios, no Coliseu de Recreios, em Lisboa, onde será anunciado o vencedor em centenas de candidaturas. Este reconhecimento é da responsabilidade do Fórum Turismo, ANESPO, RIPTUR, Turismo de Portugal, o IEFP e OMT – Organização Mundial do Turismo, congratulando-se Rómulo Neves pelo seu contributo para a excelência da formação do turismo em Portugal.

Remata o docente: “As escolas fazem um trabalho belíssimo com os alunos. Esta nomeação é um exemplo desse reconhecimento e já me sinto um vencedor! Ser escolhido no top 4 em centenas de candidaturas de elevada qualidade já me faz sentir a vitória”.