
O Centro Multidisciplinar de Medicina da Dor – Dr. Rui Silva (CMMDor), dirigido pelo Médico Anestesiologista, Duarte Correia, realizou no dia 19 de junho, a implantação dos primeiros neuroestimuladres periféricos (Stim Router), em dois utentes acompanhados pela Medicina da Dor do SESARAM. Este procedimento além de aliviar da dor do paciente, melhora a sua qualidade de vida, devolvendo-lhe a capacidade laboral, a independência e a autonomia.
Esta informação consta de uma nota emitida pelo gabinete de comunicação do Serviço Regional de Saúde, revelando que “a técnica realizada consistiu na colocação de um elétrodo permanente subcutâneo que administra impulsos diretamente no local a intervir. Trata-se do único componente do Sistema Stim Router que é implantado e constitui uma mais valia para a melhoria dos utentes intervencionados”.
O Hospital Dr. Nélio Mendonça é o primeiro hospital público do país a realizar este procedimento. Não é uma técnica inédita, no entanto, nestes casos clínicos em particular, em muito contribuirá para o controlo álgico e, consequentemente, para uma melhoria significativa da qualidade de vida dos utentes. O procedimento foi realizado sob a orientação do especialista Massimiliano Raggi, médico anestesiologista da Unidade da Dor do Hospital Rovereto, em Trento (Itália).
O médico especialista dedicado à medicina da dor, ao abrigo das boas relações, deslocou-se à Região Autónoma da Madeira para acompanhar a equipa do SESARAM no tratamento de duas neuropatias periféricas.